Casa > P > Porque É Que O Rádio Am Viaja Mais Longe Do Que Fm?

Porque é que o rádio AM viaja mais longe do que FM?

A distância que um sinal transporta não tem nada a ver com o facto de a modulação ser AM ou FM. A distância tem mais a ver com a potência do transmissor, tipo de antena à qual o transmissor está conectado (incluindo altura e eficiência), e em freqüências mais baixas, a condutividade (conteúdo de umidade e tipos de solo/rocha) do solo, e (hora do dia) se a ionosfera está ou não refletindo (depois de escurecer) ou absorvendo ondas de rádio (luz do dia).

Em freqüências de transmissão AM (540-1700 kHz), 5000 watts de torres de algumas centenas de pés podem ir de 40-50 milhas se a estação for não-direcional ou uni-direcional. No entanto, antenas direcionais são comuns em AM, mas não há almoço grátis. Um sinal mais distante em uma direção requer a redução do sinal em alguma outra direção. Além disso, 5000 watts nas frequências mais baixas (digamos 540-1000 kHz) iria consideravelmente mais longe do que mesmo 50.000 nas frequências mais altas (digamos 1500 e acima, mas a mudança é gradual em toda a banda para que não haja mudanças maciças em nenhuma frequência em particular.)

Milhas de sinal comparáveis nas frequências FM (88-108 mHz) podem levar de 50.000 a 100.000 watts e exigir torres de muitas centenas de pés a 1.000-2.000 pés. Nestas frequências, a altitude da antena transmissora, do receptor e do terreno no meio são factores enormes. Se houver uma colina ou montanha entre o transmissor e o receptor, o sinal de ~100 mHz provavelmente não passará por ela.

As pessoas interessadas na cobertura do sinal de rádio ficam muitas vezes fascinadas ao procurar as estações que lhes interessam em radio-locator.com.

De Orit

É necessário mais potência para transmitir um sinal de rádio AM ou FM? :: Quem inventou os zangões?