Qual é o pH de uma solução 0,500M de trimetilamina pkb=4,13?
Esta é uma questão bioquímica que tem a ver com os tampões. Para estes é necessária uma das versões da equação de Henderson-Hasselbach. Aí's uma versão para buffers à base de ácidos e outra para buffers à base de bases ou alcalinas.
Desde que eles lhe deram uma pKb você quer a versão base.
Agora você precisa escrever uma equação química equilibrada para o equilíbrio da dissociação da base, e descobrir quanto de cada espécie está presente a partir dos dados fornecidos.
Finalmente você vai ligar os números na equação, e resolver para o pH. É frequentemente uma equação quadrática que deve ser resolvida.
Equação balanceada:
(C2H5)3N + H2O <=> (C2H5)2NH+ + OH-
0.500 M -x ........................ x .......... …. ... ... x
Onde a segunda linha é a quantidade de substâncias em equilíbrio. A água é líquida assim não't aparece no cálculo.
Agora usando essas como as quantidades plug na equação e resolver para x. Então você terá a concentração OH- e pode usar a constante de dissociação para a água para encontrar a concentração H+, e então a definição de pH para encontrar a resposta.
Boa sorte.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre uma solução numérica e uma analítica?
- Você pode sugerir uma solução se a minha melhor equipe do FIFA 15 estiver bloqueada no meu iPhone devido a uma questão de segurança?
- Você acha que viver uma vida protegida contribui para uma vida de infelicidade ou mesmo de distúrbios de personalidade? Existe alguma solução?
- Qual é o pH de uma solução 0,25M de nitrito de potássio?