Quais foram as diferenças culturais entre os normandos e os saxões?
Primeiro de tudo, vamos tirar uma coisa do caminho: a divisão em 'Saxões e Normandos' não é uma divisão significativa dessas pessoas na época. Tanto os habitantes das Ilhas Britânicas como os da Normandia estavam muito entrelaçados. Ambas as regiões experimentaram fortes migrações e múltiplas conquistas entre o final da era romana, no século V e o século XI. Significativo é que tanto nas ilhas como no continente os invasores e migrantes assimilaram à população anterior com bastante rapidez.Mais em ambos os lados do canal neste período estamos a falar de migração do Norte da Europa, principalmente da costa atlântica noroeste, da Escandinávia e da costa báltica. Assim, estas pessoas estavam de muitas maneiras relacionadas entre si, ou tinham relações sociais directas, pelo menos. Especialmente quando falamos das principais famílias das tribos em questão. A política e as alianças através do casamento, assim como a "adopção" de crianças como reféns, estavam disseminadas por toda a região. Na época da Batalha de Hastings em 1066 ambos os lados tinham acabado de passar por um longo período de influência pela conquista e colonização por tribos da Escandinávia.
Isto deve mostrar-lhe como é impossível a divisão em 'Saxões' e 'Normandos':
Harold Godwinson - o 'último rei anglo-saxão da Inglaterra' era o filho de Gytha Thorkelsdóttir, nascido na Dinamarca e cunhado na lei de Cnut the Great, rei da Inglaterra e da Dinamarca. O filho de Cnut, Harthacnut (primo de Harold por casamento) acabou por suceder ao seu pai como Rei de Inglaterra e eventualmente Harold sucedeu-lhe.
A mãe de Harthacnut era Emma da Normandia, que era a tia paterna de Guilherme, o Conquistador. Assim, Haroldo e Guilherme eram parentes por casamento. Algumas semanas antes destes dois enfrentaram-se na batalha de Hastings, Haroldo derrotou e matou os invasores 'Viking' Harald Haradra e Tostig Godwinson na batalha de Stamford Bridge. E sim, como você já deve ter adivinhado que Tostig era parente de Harold, eles eram de fato irmãos e ambos filhos de Gytha e Godwin Earl de Wessex.
>p>Agora você me diz quem deles é suposto ser denotado como 'Saxão' "Norman" 'Viking' ou 'Dinamarquês'. Para ser claro: estamos falando de uma região com cultura extremamente similar, onde as pessoas estão intimamente relacionadas umas com as outras.As divisões que queremos perceber são o resultado de renderizações históricas politicamente motivadas que aconteceram depois de suas vidas. As duas principais motivações para reescrever a história em divisão cultural desse tipo foram a justificação de reivindicações ao poder por parte de líderes subsequentes e, a partir do nacionalismo romântico do século XIX.
Então culturalmente é difícil fazer qualquer diferença clara que seja mais significativa do que entre californianos e oregonianos. ou londrinos e liverpudianos. Mesmo que tivesse sido o caso, nós não'não sabemos como nós'não temos nenhum registro disso.
Existiam enormes diferenças políticas entre a Inglaterra e a Normandia - os antepassados de William tinham forjado a Normandia em um poderoso poder militar com fortes laços com os Francos. Para fazer isso, eles tinham implementado o que, segundo o historiador Marc Bloch, era o único estado feudal "verdadeiro" que jamais existiu. Basicamente eles inventaram a condição de cavaleiro medieval e aperfeiçoaram o sistema de fealdade militar e política que influenciaria a política na Europa por muitos séculos. Entretanto a organização política e militar da Inglaterra era mais confusa e de natureza tribal.
A luta entre todas estas pessoas não era de natureza étnica, mas eram famílias, casas e tribos com complexas inter-relações e alianças lutando pelo poder. A versão Robin Hood de um conflito generalizado entre saxões e normandos nunca realmente aconteceu. Essa história mítica foi criada três séculos depois de tudo isso, no século XIV (o poema Piers Plowman gravado pela primeira vez em 1370 é o primeiro registro conhecido dela). Agora considere que o século XIV é a época da Guerra dos Cem Anos - havia uma necessidade real de diferenciar o 'inglês' do 'francês' - então um romance baseado em ilhéus versus continentais veio muito a calhar...
Artigos semelhantes
- Quais são as visões culturais mais interessantes sobre a morte?
- Quais são alguns exemplos de Imperativas Culturais, Eletivas e Exclusivas na Dinamarca?
- O que são alguns faux pas culturais na cidade de Nova Iorque?
- Quais foram algumas das primeiras decisões que foram fundamentais para o sucesso do Spotify?