Casa > P > Porque É Que Algumas Pessoas Não Gostam Das Férias?

Porque é que algumas pessoas não gostam das férias?

As férias podem ser manchadas ao olhar através das lentes distorcidas de memórias passadas, sejam elas memórias maravilhosas ou amargas. Será que qualquer feriado pode estar à altura daqueles passados com entes queridos que já não estão connosco? Ou talvez as memórias de férias passadas sejam assombradas por horrores não ditos que são melhor deixados por partilhar? Coloque um sorriso nesse rosto e finja que isso não aconteceu!

Talvez a pessoa que sempre carregou a maior parte dos preparativos para as férias para a família (geralmente feminina, certo?) esteja apenas muito cansada e deprimida. E talvez exausta demais para se alegrar. (Eu na verdade usei a palavra "apenas" quando me referia à depressão, mas não há nada de "apenas" nisso. Os especialistas nos dizem que as férias costumam ver um aumento nos suicídios). A decoração das férias pode ser manchada por visões de ter de voltar a tirar as coisas cintilantes, daqui a umas semanas, no sombrio mês de Janeiro. Feliz Ano Novo.

E depois, novamente, há as pessoas que estão demasiado centradas em si mesmas para se preocuparem com outra coisa que não elas próprias. (Você sabe quem você é...) E as crianças parecem estar ficando um pouco mais gananciosas a cada ano, no Natal? Será que precisamos mesmo de nos prolongar ainda mais a cada ano, financeiramente, em nome da alegria do Natal? É disso que se trata o feriado?

Muitos procuram a perfeição e notam algo "menos do que" a cada volta. A perfeição é uma mercadoria rara e possivelmente inexistente entre os meros mortais. Há alguns entre nós que perderam toda a fé em qualquer outra coisa que não eles próprios. Que é o seu direito, é claro, mas também um pouco solitário. Talvez, em alguns casos, um pouco solitário? Solidão durante as férias? Oops.

Num mundo perfeito, todos nós provavelmente estaríamos melhor vivendo cada momento pelo que realmente é, menos as altas expectativas, as pressões, o egoísmo, a avareza e o cinismo que podem colorir nossas férias. Talvez cada época festiva deva ser vivida como única, e do seu próprio momento. e não como uma tentativa frenética de viver à altura e até mesmo de superar as que a conduziram a ela. Poderiam as férias da nossa infância ter sido especiais simplesmente porque cada uma delas era única para nós na altura? Tivemos poucos "Natais Passados" para compará-los, e, vamos encarar isso, as crianças tendem a viver "no momento" de qualquer maneira. É por isso que esses feriados foram tão memoráveis! Boas lembranças podem ser maravilhosas até começarmos a comparar o que é com o que foi. Ou com o que deveria ser. Vamos apenas com o que é!

De McKenna

É má forma desejar "Feliz Natal" a alguém que não celebra o Natal? :: Como invadir um iPhone através do mesmo wifi