É possível enviar faxes a partir do Android usando a própria operadora GSM?
Embora fosse tecnicamente possível desenvolver um aplicativo para smartphone (Android ou outro) que seja na verdade um T.30 (o protocolo utilizado por todas as máquinas de fax modernas, não confundir com T.38) endpoint (o que significa que o telefone em si é realmente o remetente e/ou receptor da sinalização real do fax modem), I'não tenho conhecimento de nenhum. Eu acho que a razão é que não há necessidade. É substancialmente mais fácil, mais confiável e mais rápido (não me lembro das especificações exatas neste momento, mas o fax-via-GSM é't particularmente rápido, devido aos limites de largura de banda oferecidos pelo GSM) usar o smartphone como um "compositor/visualizador", fazer com que ele se comunique via TCP/IP para uma solução baseada em servidor, onde o endpoint T.30 realmente reside. Esse é o modelo do FaxLogic e praticamente todos os outros serviços de fax disponíveis hoje em dia. E suspeito que também pode ser mais barato, uma vez que o envio/recepção de um fax directamente sobre GSM utiliza os minutos do seu plano, enquanto o envio/recepção de um ficheiro TIFF ou PDF de um serviço de fax utiliza uma quantidade trivial de dados.
Artigos semelhantes
- Quais são as melhores soluções de fax para a transmissão de faxes?
- Que operadora móvel funciona melhor com telefones desbloqueados (GSM)?
- Agora que a T-Mobile é dona da Sprint, eles irão converter o sistema Sprint para GSM ou operar tanto o GSM como o CDMA para sempre?
- Posso usar 2 cartões SIM GSM para chamadas e dados em um telefone com suporte duplo SIM GSM e um telefone com suporte LTE?