Os Jedi são tão maus como os Sith?
Na verdade, eu diria que são piores.Para usar uma analogia política, os Jedi são conservadores. Eles querem manter o status quo, manter as coisas como elas são, e apoiar um sistema de governo que, embora seja chamado de democracia, é realmente mais oligárquico, e (como muitos dos livros notaram) incrivelmente corrupto.
P>Avalo do que isso, os Jedi existem inteiramente para manter a paz. Nenhum conflito é permitido! Mesmo que seja justificado! Se o conflito surgir, os Jedi aparecem para lidar com ele. Algumas palavras, talvez um sabre de luz acenou, tudo volta a ser como era.
Adicionar outro ponto: Os Jedi estão acima da lei. Eles não são policiais (embora oficialmente fizessem parte do Poder Judiciário da República), não fazem parte do exército, e muitas vezes pulam sem serem convidados porque sentem moralmente que há um problema. Quando fazem isso, não ajudam a preencher a papelada, não observam o devido processo: eles observam, decidem, agem. E, quando sentem que fizeram o seu trabalho, vão embora. E deixam todos a limpar a sua confusão.
>p>Agora, politicamente, os Jedi estão absurdamente em conflito. Eles existem para apoiar a República, apoiar o Senado, apoiar o Chanceler Supremo (A menos que ele seja Sith. Então ele tem que morrer, porque...razões). Os Sith sustentam que os Jedi desperdiçam o seu poder, apagando as queimadas, e traem a Galáxia, permitindo que seres menores governem, seres que carecem da sua visão e capacidades precognitivas. Isto é obviamente verdade!São adeptos de um regime corrupto e, longe de serem bons na manutenção da paz, eles invariavelmente falham em parar guerras em múltiplas ocasiões. Na verdade, na maioria das vezes, eles começam as guerras que supostamente deviam parar!
Agora, como para os Sith...
Sith são Darwinistas Sociais, e acreditam, dentro das suas próprias fileiras, que a força fornece a autoridade com a qual governar. A sua hierarquia centra-se nos mais fortes (o que pode significar em termos de força pura de Força, astúcia, inteligência, ou habilidades de sabre de luz) governando todos por baixo. Mais importante, eles acreditam que a paz só pode existir quando o governo é governado por uma força mais forte do que qualquer oposição.
A sua primeira regra é simples: a paz é uma mentira. E assim é: eles vêem os Jedi como perpetradores da mentira de que a Galáxia está em paz, e devem sempre permanecer assim. Para os Sith, o conflito é um meio de crescimento: quando as pessoas discordam, os avanços são feitos. Na guerra, mais uma vez, são feitos avanços: tecnológicos, médicos, até mesmo sociais, à medida que as perspectivas mudam. A sociedade cresce a partir do conflito. E os Sith sentem que esta é a ordem natural do Universo.
>p>Importante coisa a notar: os Sith são retratados como os maus da fita. Mas isso é tudo para servir a dicotomia Bem vs. Mal. Pessoalmente, nunca imaginei que fosse tão simples: ambos os lados são os 'bons da fita', e cada um tem uma agenda focada nisto. A principal diferença entre os Jedi e os Sith em seu aspecto moral é que os Jedi acreditam na não-violência, mas parecem não ter problemas em se envolverem em violência se chamados a fazê-lo, enquanto os Sith acreditam que a violência é inevitável, mas focalizam-na em alvos significativos que comprometeriam a disciplina e a ordem do Império que construiriam.Oh, também vale a pena notar: a maioria dos Sith são maus em ser Sith. Eu sei que isso parece estranho, mas pense nisso: eles são ensinados que apenas os mais fortes sobrevivem dentro das fileiras dos Sith (criando competição e rivalidade); são ensinados que os mais fortes têm o direito de governar (e ninguém gosta de pensar em si mesmo como 'o subordinado'); e são ensinados que usam suas paixões como uma porta de entrada para a Força (assim, ódio, raiva e ciúme são muitas vezes escolhidos, porque eles são mais fáceis de gerar e sustentar do que felicidade, alegria e amor). Estas coisas em combinação podem levar a indivíduos disciplinados, bem treinados e poderosos. Também pode levar a uma corrupção significativa. E assim, muitos dos Sith que vimos são corruptos, e não realmente Sith.
Maul, Vader, Dooku: esses caras não eram Sith, eles eram armas dos Sith. Palpatine, em termos de filmes, é realmente o único verdadeiro Sith que você verá: um governante sutil, suave, diplomático, capaz, inteligente e capaz de uma visão significativa. Ele governou a República e o Império suavemente, criou uma verdadeira paz dentro do Império (até a Rebelião), e poderia até ter ganho o jogo se não se tivesse tornado complacente. O sucesso torna as pessoas preguiçosas (como fez com os Jedi), e Palpatine caiu para o mesmo. Vá figura.
Por: você vai notar que, com o Sith, Jedi sempre mata quando vê. Os Sith são mais do que capazes de conter: Os Palpatinos sentavam-se frequentemente com o Conselho Jedi! Os Jedi são republicanos: eles não suportam o pensamento de governar uma só pessoa, e acreditam que os Sith estão errados nessa abordagem. Um rancor antigo, e um rancor passado a cada estudante, de tal forma que até mesmo o julgamento de um sábio Mestre Jedi como Mace Windu era para matar os Sith. Sem captura, sem encarceramento: assassinato total. Palpatine não estava errado nesse ponto.
>p>Anyway, longa explicação (e, se eu for honesto, eu poderia continuar!), mas eu vou parar por enquanto. Obrigado por ler! :)Artigos semelhantes
- Quão poderoso é Cal Kestis classificado entre outros Jedi e Sith?
- A Ascensão do Skywalker vai ser tão terrível como O Último Jedi?
- Quem ganharia, Darth Sidious/Palpatine vs Vitiate/Sith Emperor?
- Como pode forçar sensitivos como Sidious e Plagueis a não serem encontrados pelos Jedi quando eles eram crianças?