Casa > A > A Playstation E/Ou Xbox Pode Ser Infectada Por Um Vírus?

A Playstation e/ou Xbox pode ser infectada por um vírus?

A resposta nominal é "sim". No entanto, este tópico é na verdade um pouco mais matizado.

Não existe um pacote de malware verdadeiramente multiplataforma

Cada sistema operativo - Windows, Linux, MacOS, Android e os SOs personalizados utilizados pelos vários consoles - é diferente. Um pacote binário que executa em um deles não executará nativamente em outro, e como sua arquitetura e medidas de segurança também diferem, exploits que podem ser empregados contra um SO serão inúteis contra qualquer outro.

Isso, de fato, tem alimentado durante anos uma falsa sensação de segurança em usuários Mac, uma vez que a grande maioria dos malwares visava o maior grupo potencial de vítimas: máquinas Windows. Nos últimos anos, isso começou a mudar e a base de usuários Mac se viu alvo cada vez mais também.

Se ele pode executar código, ele pode executar malware

Qualquer dispositivo programável pode ser alvo de malware. It'é apenas uma questão de alguém decidir o tempo e os recursos necessários para descobrir falhas de segurança com o sistema dado e desenvolver um pacote de malware que pode ser utilizado em seu próprio benefício.

>p>Existiu malware específico para console no passado

Há alguns anos atrás, um programa malicioso visando a Nintendo DS foi distribuído para usuários ingênuos sob o pretexto de ser uma cópia pirata de um jogo então novo , algumas versões dele também como vários aplicativos homebrew.

Executar o programa teve apenas um resultado: a consola foi bricked e ficou inutilizável. Usuários rodando firmware modificado poderiam inicializar o console no modo de recuperação e corrigir o problema, mas todos os outros eram SOL.

Você poderia argumentar que foi culpa deles, já que eles estavam tentando rodar software pirata ou não licenciado no sistema em primeiro lugar, mas isso é irrelevante para o assunto aqui: consoles já foram alvos antes, e podem ser alvos novamente.

>p>Consoles são uma plataforma fechada

It's mais difíceis de obter hardware e software necessários para desenvolver aplicações que funcionam em consoles - pelo menos até que alguém encontre uma maneira de contornar as restrições do console's e executar código não licenciado e não assinado nele de qualquer forma.

p>Consoles são homogêneos

Gerald Weinberg disse uma vez: "Se os construtores construíssem edifícios da mesma forma que os programadores escreviam programas, então o primeiro pica-pau que aparecesse destruiria a civilização".

Existe uma variedade infinita de configurações de hardware e software de PC, tornando bastante difícil o desenvolvimento de malware que teria como alvo todos os usuários de Windows ou todos os usuários de Mac.

Em contraste, enquanto normalmente há várias revisões de hardware de cada console ao longo de sua vida útil, as diferenças entre eles são relativamente pequenas e no final das contas todos eles rodam o mesmo sistema operacional, com os mesmos bugs e vulnerabilidades.

Assim, se alguém desenvolver malware que possa infectar e correr numa PS4 - ou numa Xbox One, ou na Wii, etc - então todas as outras unidades da mesma consola são tão boas como se já tivessem sido desviadas.

>p>PSN / Falta segurança Xbox Live

Nos últimos anos, houve vários incidentes em que a sua segurança foi violada - ou simplesmente inexistente - levando a fugas de dados de clientes, e levou semanas até admitir que ocorreu uma violação.

Confia no seu servidor de actualizações? Você confia no seu servidor DNS?

Ataques de homem no meio são uma coisa. Procure por eles.

Se o seu dispositivo baixa atualizações para o seu software de sistema (como todos os consoles modernos fazem), ele pode teoricamente ser comprometido por um atacante interceptando a comunicação e fornecendo um pacote de atualização adulterado - ou simplesmente subvertendo o servidor DNS, para que o seu console se conecte a um serviço falso configurado pelo atacante. Uma estratégia similar foi empregada contra os PC's do Windows por pelo menos um tipo de malware no passado.

Neste cenário - por enquanto puramente hipotético - uma vez que a sua consola tenha instalado a actualização do sistema doctored, você'd estaria basicamente feito para. O que quer que o atacante quisesse usar o seu console para fazer - desde simplesmente roubar os detalhes da sua conta PSN / XBL, qualquer detalhe de pagamento que você digitar em seus sistemas, até e incluindo o uso do seu console como parte de uma rede de computação distribuída com o propósito de quebrar a senha da força bruta, cryptocurrency mining ou simplesmente para participar de ataques DDOS em larga escala juntamente com outros sistemas infectados, eles poderiam fazê-lo e suas opções estariam limitadas a desligar o console e substituí-lo (boa sorte em obter a sua garantia sobre isso, no entanto - você não seria capaz de provar que o software do sistema comprometido não foi o seu próprio feito).

>p>Para resumir

Felizmente para você, enquanto a criação de malware que infectaria consoles de jogos é teoricamente possível, ele apresenta dificuldades além daquelas presentes com sistemas Windows, Linux e MacOS. O número relativamente pequeno de consoles em comparação com outros dispositivos de computação online também os torna um alvo menos atraente.

>

No entanto, se alguém tiver os recursos, know-how e compromisso para se dedicar a essa tarefa, todos os proprietários de um console de um determinado tipo se encontrarão em apuros.

Mas como você pode saber com certeza? Afinal de contas, não existem programas anti-malware para nenhum dos sistemas de console.

Pelo que você sabe, o cenário acima já aconteceu e desconhecido para você, seu console já é um zumbi obediente, apenas esperando por instruções do servidor de comando e controle de malware's.

De Cosimo Faxon

Um amplificador superior danifica uma bateria? :: Você acha que Stan Musial estaria no topo da lista dos melhores de todos os tempos se tivesse terminado sua carreira com mais de 500 home runs?