O que contém um cartão SIM? Como é que ele ajuda na comunicação?
A primeira parte da pergunta é sobre o conteúdo do cartão SIMp>P>Primeiro de tudo, um cartão SIM é um chip de memória portátil e intercambiável utilizado em telemóveis GSM. Ele é abreviado como módulo de identificação de assinante ou módulo de identificação de assinante (SIM) e, de forma simples, é um circuito integrado que armazena com segurança a entidade de assinante móvel internacional (IMSI) e a chave relacionada utilizada para identificar e autenticar assinantes.
Parte destes, contém o seu número de série único (ICCID), identidade de assinante móvel internacional (IMSI), autenticação de segurança e informação cifrada, informação temporária relacionada com a rede local, uma lista dos serviços a que o utilizador tem acesso e duas palavras-passe: um número de identificação pessoal (PIN) e um código de desbloqueio pessoal. Ex: PUK para desbloqueio do SIM.
>br>Design:
Como qualquer sistema incorporado, um cartão SIM contém um micro-controlador, ROM e RAM. O tamanho típico da ROM está entre 64 KB e 512 KB, o tamanho típico da RAM está entre 1 KB e 8 KB, e o tamanho típico da EEPROM está entre 16 KB e 512 KB. A ROM contém o sistema operacional do cartão e pode conter applets onde a EEPROM contém a chamada personalização, que consiste em chaves de segurança, agenda telefônica, configurações de SMS, etc., e patches do sistema operacional.
Voltagens Operacionais:
Existem três tensões operacionais para cartões SIM: 5 V, 3 V e 1,8 V. A voltagem operacional da maioria dos cartões SIM lançados antes de 1998 era de 5 V. Os cartões SIM produzidos posteriormente são compatíveis com 3 V e 5 V. Os cartões modernos suportam 5 V,3 V e 1,8 V.
>br>Funções( Excepto a comunicação óbvia) :
1) Identificação: O IMSI programado no cartão SIM, é a identidade de um assinante. Cada IMSI é mapeado para um número móvel e provisionado no HLR (Home Location Register,basicamente uma pilha que armazena todos os números de uma área) para permitir a identificação de um assinante.
>br>2) Autenticação: Este é um processo onde, usando o algoritmo de autenticação no cartão SIM, uma resposta única é fornecida por cada assinante com base no IMSI, Ki (armazenado no SIM) e RAND (fornecido pela rede). Ao combinar esta resposta com os valores calculados na rede, um assinante legal é conectado à rede e ele pode agora fazer uso dos serviços do provedor de serviços móveis.
>>br>
3)Armazenamento: Para armazenar números de telefone e SMS.
>>br>4)Aplicações: O SIM Tool Kit ou o padrão GSM 11.14 permite criar aplicativos no SIM para fornecer informações básicas sobre demanda e outros aplicativos para m-commerce, chat, transmissão de celular, backup de lista telefônica, serviços baseados em localização, etc
>
2)Comunicação:
>br>Sinais são enviados para frente e para trás entre o celular e uma estação base através do cartão SIM. A estação base é um dispositivo que está geralmente a uma ou duas milhas de distância do local onde o telemóvel está a ser utilizado e tem uma antena que está no cimo de uma torre. Como os sinais de rádio podem ricochetear e atravessar paredes e janelas, você não precisa estar à vista da estação rádio-base para poder se comunicar com ela. Uma vez que os sinais chegam à estação base, eles são convertidos em sinais telefônicos regulares e enviados através da rede telefônica pública para quem estiver ligando, ou enviados de volta de outra estação base se você estiver ligando para outro celular.
Como? .....
O cartão SIM excita o cristal dentro do micro controlador. O cristal não é nada mais que um oscilador....simplesmente significa que é um dispositivo capaz de gerar ondas sinusoidais de qualquer freqüência( Radio freqüência neste caso...3KHZ a 300 GHZ...... onde a voz humana habitual está no alcance de menos de 5 khz....) O uso de uma RF tão alta é para um processo chamado modulação.
O sinal modulado é então transmitido via antena( dentro do dispositivo móvel). Quando a estação base recebe o sinal, é um final feliz para o SIM....!!!!
Eu simplifiquei abertamente o processo..!!!!!!!!!!!!!!!
Artigos semelhantes
- A comunicação USB é uma comunicação em série ou uma comunicação paralela?
- Qual é a razão para ter um telemóvel com cartões SIM duplos e quem faz telefones que contêm cartões SIM duplos?
- Qual é a finalidade de um cartão SIM? Que informações contém? Foi-me dito que continha o histórico da Internet, contactos, etc. Isto é correto?
- O que devo fazer para ter mais bateria num telefone dual-SIM: usar um cartão SIM secundário ou manter o slot do cartão SIM secundário vazio?