Qual delas é melhor: a Dragon Ball original ou a Dragon Ball Z? Qual é melhor?
Esta pergunta é baseada em algo de uma falsa premissa. A divisão entre Dragon Ball e DBZ é inteiramente artificial e só existe na versão anime da história. A manga original nunca teve um Z no título. Era "Dragon Ball do começo ao fim". Nunca houve um intervalo ou uma divisão na qual Toriyama parasse de escrever Dragon Ball para começar Dragon Ball Z ou algo parecido. Foi apenas quando o Dragon Ball estava sendo adaptado para a televisão pela Toei Animation que a equipe de produção decidiu dividir a história em dois pedaços separados, e apesar do que alguns fãs vão dizer, essa decisão não teve nada a ver com o conteúdo real da história. A verdadeira razão pela qual eles dividiram a história em Dragon Ball e Dragon Ball Z é esta:"Tudo isso foi um ótimo momento, pois tivemos todas essas mudanças de staff acontecendo na animação também. O novo produtor de anime também foi muito inteligente e disse que se tivéssemos um novo título, naquele Dragon Ball terminaria e nós'começaria um novo show, então isso significava que o anime ganharia mais dinheiro para promoção"[1]
Em outras palavras, a única razão pela qual DBZ sequer existe é por causa de um esquema de marketing. E é por essa razão que eu não gosto da idéia de comparar essas duas metades da história como se fossem entidades separadas.
Dito isso, direi que gostei mais das primeiras partes do Dragon Ball do que das posteriores, em geral falando. As coisas não foram tão arrastadas, e a narração e arte de Toriyama foi muito mais criativa e entusiástica. O infame arrepio de poder da série ainda não se tinha instalado, e as lutas eram mais nuances e dinâmicas, ao contrário de os resultados das batalhas serem determinados principalmente com base em quem pode acertar com mais força. Eu também prefiro o estilo artístico mais suave e arredondado de Toriyama do início da Dragon Ball aos ângulos exagerados que ele usava para retratar os personagens mais tarde, e também gostei mais quando os personagens pareciam artistas marciais semi-realistas magros e em forma do que os construtores de corpos hipermusculares alimentados por esteróides que eles começaram a se tornar no arco Freeza. Falando nisso, é claro como o dia para mim que a arte de Toriyama foi um pouco intrometida na era dos arcos Cell and Majin Boo no que diz respeito à qualidade técnica, embora eu nunca diria que a arte de Toriyama foi ruim ou mesmo média.
No entanto, a melhor história que a Dragon Ball já contou foi a do arco Saiyan. Ela expande o elenco e o mundo de uma forma grande, quase todos os personagens recebem algo para fazer, na verdade Goku passou por algum desenvolvimento honesto de personagens, não foi excessivamente longo como os futuros arcos se tornariam, não contou com uma cavalgada interminável de power-ups, transformações e movimentos de finalização de ás no buraco para manter a tensão alta, e se ajustou e fluiu sem problemas para o próximo arco.
>p>Footnotes[1] Kazuhiko Torishima Em Moldar o Sucesso de ' Dragon Ball' And The Origins Of ' Dragon Quest'