Casa > Q > Qual É A Diferença Entre A Câmera Traseira Dupla E Os Ultra Pixels Em Um Smartphone? Qual Deles É Melhor?

Qual é a diferença entre a câmera traseira dupla e os ultra pixels em um smartphone? Qual deles é melhor?

Essas são coisas completamente diferentes.

A história do UltraPixel

"UltraPixel" é apenas um termo de marketing. O HTC cunhou-o. Aqui está o problema: o tamanho do sensor de imagem num smartphone é bastante bem fixo. Vários experimentos de marketing mostraram que compradores médios não toleram um telefone muito grosso, ou um "camera hump" realmente grosso. Isso funciona para definir, com base nas características da câmera que você precisa, a distância focal e o tamanho do sensor que é possível em uma câmera de telefone.

E o resultado final é simples: as câmeras de telefone são muito pequenas para fazer grandes câmeras. E elas sempre serão.

A necessidade de olhar para as tendências das câmeras telefônicas de 5-10 anos atrás, que mais ou menos seguiram as tendências das câmeras de consumo em todos os níveis: as guerras dos megapixels. Os consumidores, por regra, não fazem mergulhos profundos de tecnologia nerd para entenderem muito bem a tecnologia. Ok, alguns lêem os meus artigos Quora para obterem alguns goles disso :-) Mas os consumidores gostam de um único número. Pixels. Poder dos cavalos. Megahertz. Calories.

main-qimg-e68ff3f96cd586196cdc3f1c2f5a7ff6-mzj

HTC teve o que acabou por ser uma boa ideia: inverter a tendência, e construir uma câmara melhor para as coisas que as pessoas realmente fizeram com câmaras telefónicas. A maior parte disso foi postar no Facebook, Instagram, Twitter. E muito do uso dessa câmera foi dentro de casa, em situações de pouca luz, que as câmeras telefônicas normais estavam apenas falhando em.

Então, em uma era que viu câmeras telefônicas passarem de 5Mp para 8Mp para 16Mp e até mesmo 20Mp, a HTC lançou a primeira câmera com essa idéia... em 4 megapixels. Isso significava que cada pixel tinha 4x a capacidade de captação de luz de um sensor de 16 megapixels. Juntamente com isso, acrescente uma lente rápida e estabilização de imagem, e você obtém uma melhoria dramática na fotografia com pouca luz.

O problema era que 4 megapixels era um pouco baixo demais, mesmo dado o fato de que a maioria dos espectadores online provavelmente estão olhando para suas fotos online em 2 megapixels (1920x1080 ou 1920x1200 monitores) ou mais. E no fundo, UltraPixel não era uma "coisa nova", era apenas um termo de marketing.

Funny thing, though... a maioria das empresas de smartphones seguiram a liderança da HTC, pelo menos um pouquinho. Eu tenho um smartphone LG V10, com uma câmera de 16 megapixels, excelente estabilização de imagem, e uma lente f/1.8. Portanto, duas das três coisas em que a HTC estava a trabalhar para as suas câmaras UltraPixel. A minha foi a melhor câmara telefónica de 2015, com base em várias críticas. Mas cada câmara "melhor do ano" desde então usava um sensor de 12 megapixels. As guerras de resolução nos smartphones acabaram. 12 megapixels é o ponto ideal. Lentes rápidas são uma coisa... este ano, uma empresa lançou uma lente f/1.6, e todos os principais telefones de bandeira têm sua câmera principal em f/2.0 ou mais rápido. Em ambos os meus sistemas de câmaras profissionais/amadores (Canon e Olympus), tenho exactamente duas lentes mais rápidas do que f/1.8... e dei uma dessas no ano passado. Por isso, parabéns à indústria de smartphones por fazer Uma Boa Coisa.

The Dual Camera Story

Essas não são histórias totalmente alheias. É bem entendido nos fabricantes de smartphones que as câmeras são uma parte importante do telefone. Apple, Sony, Samsung e outros têm realizado concursos de fotos.

No lado técnico, além da Apple ou Samsung, a maioria dos fabricantes de telefones estão comprando processadores/SoCs de telefones de outras empresas. Eles compram RAM e Flash e chips de rádio de outras empresas (Apple também, aqui). Isso significa que praticamente tudo que eu posso fazer na empresa Avocadophone para fazer um telefone melhor, os caras da Squid Phone também podem fazer.

Mas a câmera é um lugar que você pode diferenciar, e um lugar com o qual os consumidores se preocupam. Portanto, é naturalmente uma coisa quente. A câmera do telefone é um módulo de $15-$20 (ou menos, com volume) que se prende ao SoC do seu telefone através de um ônibus MIPI CSI. A maioria dos SoCs hoje tem um processador de imagem que suporta o uso de pelo menos duas câmeras de forma simultânea. E enquanto 40% dos chips de câmera vêm da Sony, ainda há espaço para inovar aqui.

Então nós temos módulos de câmera minúsculos, e eles não são tão caros assim. Era um dado adquirido que os fabricantes de smartphones adicionariam várias câmeras. Mas só isso não diz muito... o que é que as múltiplas câmaras fazem realmente?

main-qimg-ca5019def09c19da6acfa82b74c8968a-mzj

Então o meu LG V10 também foi um dos primeiros telefones com dupla câmara. E dual num lugar que está praticamente fora do meu radar - a câmara frontal. A que começou para videofone/teleconferência, mas que provavelmente é mais entendida hoje como a "câmara de auto-fé". E esse é o acordo aqui. Uma destas câmaras é uma câmara de selfie normal, bastante grande angular. A outra tem uma lente de ângulo muito largo, sendo a intenção do grupo selfies.

Esse é um dos usos. LG tem um número de telefones com câmera dupla de costas, uma a câmera normal, um pouco grande-angular, a outra uma super ampla. A Apple combinou sua câmera normal, ligeiramente larga, com uma câmera "retrato" que é uma distância focal longa-normal (alguns a chamam de telefoto, mas é apenas telefoto em comparação com o grande ângulo da câmera padrão do iPhone). A Huawei ligou-se à Leica numa série de câmaras telefónicas. Têm uma câmara telefónica normal do dia-a-dia, uma segunda com a mesma lente básica, mas em monocromático e não a cores. Um sensor monocromático (aka B&W) é imediatamente 3x mais sensível à luz do que os sensores de cor normais do mosaico da Bayer.

Sua Escolha

Então o que você quer? Depende do que você faz com a câmera do seu telefone. O UltraPixel já não parece ser grande coisa, e é propriedade da HTC. Se não está interessado nos telefones da HTC, nem sequer é um problema.

algumas empresas fazem coisas interessantes com as suas câmaras duplas. Muitas fazem mapeamento de profundidade e criam efeitos artificiais de profundidade de campo ou "bokeh". A pequena distância focal das lentes dos telefones com câmara significa que normalmente, tudo na sua fotografia está em foco. Mas os verdadeiros fotógrafos usam a profundidade de campo como uma ferramenta criativa. Alguns telefones oferecem uma amostra disto, usando duas câmeras e processamento de imagem. E, claro, o kit de ferramentas de coisas legais a fazer com vários telefones é provável que fique maior.

De Naga Styborski

Qual é a câmara micro 4/3 mais pequena? :: Porque é que a qualidade de imagem no iPhone 6 é melhor do que em qualquer telefone Android com a mesma especificação?