Casa > S > Será Que Alguma Vez Teremos Transístores De 1Nm Para Cpus?

Será que alguma vez teremos transístores de 1nm para cpus?

Temos? Sim: provavelmente já existem transístores deste tipo em P&D.

Vemos tais transístores em desenhos comerciais? Provavelmente não.

O custo para desenvolver um chip em nós de vanguarda está disparando com o passar dos anos. A fim de desenvolver chips na vanguarda, você precisa ter volume suficiente para compensar os custos de desenvolvimento. E isso já é um problema: atualmente, apenas as maiores empresas (Intel, AMD, Qualcomm, Nvidia etc) podem até mesmo se dar ao luxo de construir chips nesses nós. Este problema só vai piorar

main-qimg-3a62bd406b16e05476a7ce5df1186e79

Image from Extremetech: Como o projeto do chip custa Skyrocket, o nó de processo de 3nm está em Jeopardy

As pequenas empresas são relegadas aos nós mais antigos: uma porção significativa da indústria usa o nó de 28nm devido ao quão maduro e relativamente barato ele é. Ainda há uma grande demanda para 65nm e 130nm também. E como as melhorias de processo ficam cada vez mais finas, mais cedo ou mais tarde não valerá a pena.

As empresas de fabricação de semicondutores estão buscando técnicas de fabricação incrivelmente complexas e estruturas de transistores. A EUV irá substituir a litografia de 193nm nos próximos anos. O FinFET será substituído pelo Gate All Around Transistors (nanofios horizontais/verticais, FET's empilhados, FET's complementares). Mas nenhuma destas tecnologias vai ser barata.

Como os custos de desenvolvimento sobem e as melhorias diminuem cada vez mais, mesmo empresas como a Intel vão deixar de perseguir transistores cada vez menores. Muitas pessoas prevêem que isso vai acontecer no nó de 3nm. Alguns dizem que 5nm será o fim (quando o FinFET ficar sem vapor). Outros dizem que passaremos dos 3nm e desceremos para a faixa de subnm (que eu acho difícil de acreditar).

Uma coisa é certa: a escala de transistores comerciais não terminará por causa de limites físicos difíceis. Vai acabar por causa das realidades económicas: nem a Intel tem bolsos infinitamente profundos.

É assim que termina a lei de Moore. Não com um estrondo, mas com uma lamúria.

De Gone Legair

How can we use smartphone to make youtube educational video tutorials? :: O que são algumas características inúteis/ sem pontos de qualquer coisa que você sabe?