Quais são os principais tipos de ondas sísmicas do 3? Como eles diferem um do outro?

Responda:

Ondas primárias, Ondas secundárias e Ondas de superfície

Explicação:

www.gcsescience.com

Primário (ou ondas P)

Essas ondas podem viajar através de fluidos e sólidos e são longitudinais - isso significa que elas transferem sua energia através da compressão, como uma área comprimida que se forma quando você pressiona uma extremidade (o som também é um exemplo de onda longitudinal).

Isso também significa que eles transferem energia paralela à direção da onda; portanto, se uma onda estiver viajando de norte a sul, a energia será transferida nessa direção.

As ondas P são as mais rápidas das três ondas sísmicas.

www.enotes.com

Secundário (ou ondas S)

As ondas S não podem viajar através do ar ou da água, apenas através de sólidos, mas têm uma amplitude maior (esta é a altura de uma onda, medida do ponto mais alto à linha do meio), portanto são mais destrutivas no caso de um terremoto.

São ondas transversais, o que significa que transferem energia perpendicular (em ângulos retos) para a direção da onda - como uma corda sendo sacudida para cima e para baixo (é como a clássica onda para cima e para baixo associada à luz).

As ondas S são mais lentas que as ondas P.

www.slideshare.net

Ondas de superfície (das quais existem dois tipos - ondas de Love e Rayleigh)

O tipo final de onda sísmica ocorre ao longo da fronteira entre duas substâncias diferentes (por exemplo, rocha e ar). Eles podem ser longitudinais (Rayleigh) ou transversais (Love e Rayleigh).

Essas ondas viajam mais lentamente que as ondas S e P, mas têm uma amplitude maior e, portanto, podem ser as mais destrutivas de todas as ondas sísmicas.

Todos os três tipos de ondas sísmicas são gerados em um terremoto, e podemos monitorá-los para descobrir a natureza de uma. Por exemplo, medindo a diferença de chegada a um monitor entre as ondas P rápidas e as ondas S mais lentas para encontrar a localização do foco de um terremoto.

Fontes:

Espero que isto ajude; deixe-me saber se eu posso fazer mais alguma coisa 🙂