Qual é a diferença entre os ácidos e bases de Arrhenius, bronsted-lowry e Lewis e bases?

Responda:

Na ordem em que você as lista, cada definição inclui e expande as definições anteriores, tratando todos os casos que a definição anterior poderia e ampliando para incluir mais.

Explicação:

Em Arrhenius, estamos limitados aos casos em que a água é o solvente (isso é assumido por Arrhenius). Um ácido se dissolve na água para produzir #H^+# íons, enquanto uma base se dissolve em água para produzir #OH^-# íons.

Bronsted e Lowry afirmam que um ácido é qualquer substância que doa um próton (significando uma #H^+# íon). Isso inclui o caso em que a doação do próton é feita para uma molécula de água (o que inclui tudo o que Arrhenius consideraria), mas permite a doação de prótons para muitas outras substâncias, abrindo a porta para reações gerais ácido-base (prótons). reações de transferência), como

#HCl + NH_3 rarr NH_4^+ + Cl^-#

(Bronsted e Lowry também mudam nosso pensamento sobre o que faz de uma substância uma base. Tudo o que é necessário é que uma partícula (átomo, molécula ou íon) seja capaz de adquirir um próton e essa partícula seja uma base. Confira o papel de #NH_3# acima)

A definição de Lewis vai mais adiante ao afirmar que um ácido é uma substância que pode receber um par de elétrons (ou seja, o par solitário de uma partícula) e que uma base é uma substância que pode doar um par solitário.

Novamente, essa definição inclui todos os casos que se encaixam no esquema BL, porque o #H^+# O próton que Bronsted e Lowry se referem é um próton com um orbital vazio. Este orbital pode se ligar ao par solitário de uma partícula como a molécula de amônia (o átomo de N tem um orbital completo não usado para se ligar aos três átomos de H, portanto, um par solitário).

No entanto, Lewis também inclui casos em que o #H^+# próton não é a partícula sendo transferida e, portanto, amplia o conceito de ácidos e bases para incluir muitos outros casos. Por exemplo

#BF_3 + F^-# #rarr BF_4^-#

não seria uma reação ácido-base de acordo com Bronsted-Lowry, mas se qualifica no sentido de Lewis.