Estou muito confuso sobre orbitais anti-ligação, como eles se formam? Quero dizer, quando dois orbitais atômicos produzem orbital de ligação + orbital anti-banding ?? Por favor, limpe meus princípios. Estou muito preocupado, por favor resolva meu problema
Responda:
Tanto os orbitais anti-ligantes quanto os ligação os são obtidos da mesma maneira e na mesma operação: quando os AOs são combinados para obter os MOs.
Explicação:
Quando a combinação de dois orbitais atômicos é gerada para obter orbitais moleculares, o procedimento mais comum é usar o método LCAO.
Isso significa que vamos fazer uma combinação linear de duas funções de onda (os AOs) e, portanto, obteremos duas novas funções de onda (os MOs). Uma dessas combinações estabiliza os elétrons, enquanto a outra gera uma energia mais alta.
Portanto, o primeiro será um orbital de ligação, ou seja, um orbital molecular no qual os elétrons terão uma energia menor que a soma das energias que eles tinham nos AOs separados. Por outro lado, o segundo MO obtido será o orbital anti-ligação, no qual os elétrons terão uma energia maior que a soma das energias que eles tinham separadamente.
Você deve considerar os adjetivos "ligação" e "anti-ligação" como descritivos dos níveis de energia dos elétrons que ocuparão esses orbitais moleculares. Ou seja, um orbital anti-ligação não é um conceito esotérico, mas apenas um orbital molecular cujo nível de energia está acima dos níveis de energia dos orbitais atômicos dos quais provém. Uma molécula, em seu estado fundamental, sempre preenche primeiro os orbitais de ligação de cada nível de energia antes de ocupar o antibonding.