Pergunta #7fada
Responda:
Veja a explicação.
Explicação:
Para poder desenhar a estrutura de Lewis para uma dada molécula, você precisa saber quantas elétrons de valência contém.
O número total de elétrons de valência disponível para uma molécula é determinado levando em consideração os elétrons de valência cada átomo isso faz parte dessa molécula traz para a mesa.
A sulfato de hidrogênio molécula, #"H"_2"S"#, contém dois átomos de hidrogênio e um átomo de enxofre. Isso significa que a molécula terá um total de #8# elétrons de valência
- one from each of the two hydrogen atoms
- six from the sulfur atom
O átomo de enxofre atuará como um átomo central, pois pode formar mais de um vínculo. Os átomos de hidrogênio se ligam ao átomo central via ligações simples.
Esses títulos serão responsáveis por #4# da molécula #8# elétrons de valência. O restante #4# elétrons de valência serão colocados como pares solitários no átomo de enxofre.
Isso garantirá que o átomo central tenha uma * completa byte.
A mesma abordagem exata é usada para tricloreto de nitrogênio, #"NCl"_3#. Uma molécula de tricloreto de nitrogênio contém um átomo de nitrogênio e três átomos de cloro.
Isso significa que você recebe um total de #26# elétrons de valência
- five from the nitrogen atom
- seven from each of the three chlorine atoms
O nitrogênio atuará como átomo central Aqui. Os três átomos de cloro se ligam ao átomo central via ligações simples. Esses títulos serão responsáveis por #6# da molécula #26# elétrons de valência.
Cada átomo de cloro completará seu octeto adicionando #6# outro elétron de valência como pares solitários. Esses pares solitários serão responsáveis por outra #3 xx 6 = 18# elétrons de valência.
O restante #2# elétrons de valência serão colocados como pares solitários no átomo de nitrogênio, garantindo seu octeto completo.