A piridina é um composto aromático?
Sim. Está #pi# sistema orbital tem #p# elétrons que são deslocalizado por todo o anel. Além disso, tem #4n + 2# deslocalizado #p# elétrons, onde #n = 1#. Além disso, é planar devido a todos os seus #p# orbitais sendo perpendiculares ao anel; você pode dizer de como é um análogo do benzeno. Finalmente, é óbvio que é cíclico. Portanto, corresponde a todas as qualificações para um composto aromático.
Se você desenhar todas as estruturas de ressonância, verá o seguinte:
Como você pode ver, a primeira e a última estrutura de ressonância são igualmente estáveis - ambas neutras, ambas #pi# ligações uniformemente distribuídas por todo o anel, e ambas retêm o par solitário de elétrons na perpendicular do nitrogênio #"sp"^2# orbital.
Isso é importante: o nitrogênio é perpendicular #sp^2# orbital contém um localizado par de elétrons. Isto é não localizado e faz não Participar no #pi# sistema orbital e, portanto, não contar para o #4n + 2# regra.
Aqui está um diagrama mostrando que:
(Você contou esses #sp^2# elétrons como #p# elétrons, você diria que a piridina seguiu o #4n# governar onde #n = 2#, o que teria tornado antiaromático, mas não é.)