Como você escreve o diagrama orbital do fosfato?

Eu interpretei isso como o diagrama orbital molecular... e ficou um pouco complicado (sinceramente, acho que você não quer saber detalhes menores!).

Aqui está o arranhão quando eu estava obtendo as representações redutíveis #Gamma_(S(O))#, #Gamma_(p_y(O))#, #Gamma_(p_x(O))#e #Gamma_(p_z(O))#, e as representações irredutíveis decompostas (#A_1 + T_2#, #E + T_1 + T_2#), para os quatro átomos de oxigênio que se transformam em grupo:

O ponto principal disso era ver como as energias orbitais de oxigênio se dividem (e que eram degenerados duas ou três vezes). Foi também descobrir quais orbitais no fósforo interagem com quais orbitais nos átomos de oxigênio.

O diagrama MO resultante foi:

Delivery:

  • Isto é apenas qualitativo, Então, tome-o com um grão de sal.
  • O fosfato tem todos os elétrons emparelhados.
  • Os orbitais não-aderentes são não-ligantes devido a simetrias incompatíveis, excessivamente diferente energias orbitais dos átomos internos / externos, ou interações entre os orbitais de alta e baixa altitude.
  • Tem #22# elétrons não ligados, que responde por todos #11# pares solitários de elétrons que pertencem aos átomos de oxigênio. O restante #2# elétrons não-ligantes são responsáveis ​​pela #bb(pi)# vínculo que é deslocalizado.
  • O #sigma# ordem de ligação que este diagrama MO parece dar conta é #1# para todos os quatro #bb(sigma)# títulos, pois há quatro MOs claramente vinculados (#a_1 + t_2#), um para cada vínculo.