Explique a origem do diamagnetismo e paramagnetismo?
Diamagnetismo e Paramagnetismo surgem do preenchimento de elementos por elétrons.
Sempre que dois elétrons são emparelhados em um orbital, ou sua rotação total é #0#, esses são chamados elétrons diamagnéticos. Os átomos que têm todos os orbitais cheios de elétrons emparelhados são chamados diamagnéticos. Por exemplo, consulte Magnésio na figura abaixo.
Esses elementos também são chamados de não magnéticos no termo leigo. Água, madeira, a maioria dos compostos orgânicos pertence a esta categoria.
Os materiais diamagnéticos são repelidos por um campo magnético. Um campo magnético aplicado nesses materiais cria um campo magnético induzido em uma direção oposta. Assim, causando uma força repulsiva.
Um elétron não emparelhado é chamado elétron paramagnético. O átomo com um ou mais elétrons não emparelhados é denominado paramagnético. Por exemplo, veja figuras de preenchimento de elétrons de alumínio e fósforo abaixo. O óxido de ferro (FeO) também é material paramegnético.
O paramagnetismo é um tipo de magnetismo em que certos materiais são atraídos fracamente por um campo magnético aplicado externamente. Estes formam campos magnéticos induzidos na direção do campo magnético aplicado.
Como tal, estes são fracos magnéticos. Na ausência de um campo aplicado, os átomos constituintes ou moléculas de materiais paramagnéticos têm momentos magnéticos permanentes devido a elétrons não emparelhados.