O íon cianeto possui apenas uma estrutura de ressonância dominante? Por quê?
Sim, você poderia dizer que o íon cianeto tem apenas um dominante estrutura de ressonância, e aqui está o porquê você poderia fazer isso.
Você pode desenhar dois possíveis Estruturas de Lewis para o íon cianeto, #"CN"^(-)#, tendo em mente que você tem 10 elétrons de valência trabalhar com - 4 a partir de carbono, 5 a partir de nitrogênio e o elétron extra que fornece ao ânion sua carga negativa. Aqui está como essas duas estruturas ficariam
A estrutura à esquerda possui uma ligação tripla entre os dois átomos e um par solitário em cada átomo. o encargos formais estão zero para nitrogênio, uma vez que precisa de elétrons 5 e obtém elétrons 5 - 2 do par solitário e 3 das três ligações - e (-1) para carbono porque precisa de elétrons 4 e obtém 5 - 2 do par solitário e 1 de cada uma das três ligações.
A segunda estrutura de ressonância que você pode desenhar terá uma ligação dupla entre os átomos, um par solitário em carbono e dois pares solitários em nitrogênio. Desta vez, o (-1) carga formal está no nitrogênio, já que agora obtém elétrons 6 - 4 dos pares solitários e 2 das ligações.
O principal contribuinte de ressonância será a primeira estrutura de Lewis, apesar de ter a carga negativa colocada nos menos eletronegativo átomo - carbono. Isso acontece devido à ligação tripla presente, que atua como um poderoso fator estabilizador.
As estruturas de ressonância mais estáveis têm o número máximo de ligações covalentes, desde que todos os átomos tenham octetos.
Portanto, o principal colaborador da estrutura híbrida mostrada acima é a estrutura de Lewis que possui mais ligações covalentes.