O nitrato de chumbo (II) reage com iodeto de potássio para formar iodeto de chumbo (II) e nitrato de potássio. Como você escreve a equação balanceada para isso?

Responda:

#"Pb(NO"_3")"_2 + 2"KI" -> "PbI"_2 + 2"KNO"_3#

Explicação:

Primeiro, devemos converter de uma equação de palavra para uma equação de símbolo:

#"Lead (II) Nitrate + Potassium Iodide "->" Lead (II) Iodide + Potassium Nitrate"#

O íon chumbo (II) é representado como #"Pb"^(2+)#, enquanto o íon nitrato é #"NO"_3^-#. Para equilibrar as cargas, exigimos dois íons nitrato por íon chumbo (II) e, portanto, o nitrato chumbo (II) é #"Pb(NO"_3")"_2# .

O íon potássio é #"K"^+# e o íon iodeto é #"I"^-#. O saldo de duas cobranças em um #1 : 1# relação, então o iodeto de potássio é simplesmente #"KI"#.

No iodeto de chumbo (II), o saldo de encargos #1 : 2# razão, então a fórmula é #"PbI"_2#.

Finalmente, no nitrato de potássio, as cargas se equilibram em outra #1 : 1# razão, dando uma fórmula de #"KNO"_3# .

A equação do símbolo é a seguinte:

#"Pb(NO"_3")"_2 + "KI" -> "PbI"_2 + "KNO"_3#

A mudança mais óbvia que devemos fazer, ao equilibrar essa equação, é aumentar o número de íons nitrato no lado direito da equação. Podemos fazer isso colocando um coeficiente de #2# antes do nitrato de potássio:

#"Pb(NO"_3")"_2 + "KI" -> "PbI"_2 + 2"KNO"_3#

Ao fazer isso, alteramos o equilíbrio dos íons potássio em cada lado da equação. Mais uma vez, podemos corrigir isso: devemos simplesmente colocar outro coeficiente de #2#, desta vez antes do iodeto de potássio:

#"Pb(NO"_3")"_2 + 2"KI" -> "PbI"_2 + 2"KNO"_3#

Verificando as equações mais uma vez, você notará que inicialmente tínhamos íon iodeto 1 no lado direito, mas 2 no lado esquerdo. No entanto, já lidamos com isso ao equilibrar nossos íons de potássio. Agora, nossa equação está equilibrada.

E é isso! Uma última coisa a acrescentar é que você deve ter notado a irregularidade nos íons iodeto em vez dos íons nitrato. Nesse caso, você teria chegado à mesma resposta simplesmente trabalhando para trás.