Pergunta #dd8a7
O cianeto de iodo molécula, #ICN#, tem um total de 16 elétrons de valência, 7 de iodo, 4 de carbono e 5 a partir de nitrogênio.
Se você levar em conta o fato de que o carbono é o átomo central, o único Estrutura de Lewis que daria todos os três átomos completos octetos sem qualquer encargos formais ficaria assim
A molécula tem um total de 8 não-ligação elétrons, distribuídos como pares solitários 3 em iodo e pares solitários 1 em nitrogênio, e 8 elétrons de ligação, distribuído no 1 ligação simples e ligação tripla 1.
Todo o 16 elétrons de valência são contabilizados e todos têm completo octetos.
Agora para o íon fosfato, #PO_4^(3-)#. Este íon poliatômico tem um total de 32 elétrons de valência, 5 a partir de fósforo, 6 de cada um dos quatro átomos de oxigênio e 3 da carga negativa geral.
Comece colocando o fósforo como o átomo central e ligando-o aos quatro átomos de oxigênio por meio de ligações simples. Isso representará 8 do 32 elétrons de valência, o restante 24 elétrons de valência sendo distribuídos como pares solitários nos átomos de oxigênio.
Observe que todos os átomos têm octetos completos, mas você tem uma separação de carga significativa, o que reduz a estabilidade da estrutura.
Como o fósforo é um elemento do período 3, ele pode realmente ter um octeto expandido, ou seja, acomodam mais de elétrons 8 em sua camada mais externa. Isso significa que você forma uma ligação dupla a um dos átomos de oxigênio para reduzir a separação de carga.
Como resultado, você receberá uma série de estruturas de ressonância que vai ficar assim
O real Estrutura de Lewis do íon fosfato é um híbrido de todas essas estruturas.