A Ethernet afecta a velocidade WiFi?
A sua velocidade de Internet é limitada pelo componente mais lento na ligação entre o servidor e o seu computador. Se você estiver baixando um arquivo, o componente mais lento é geralmente o servidor.
Os roteadores, cabos e outros equipamentos na "nuvem" são recursos compartilhados. É incomum mas não impossível que isso seja o gargalo.
O próximo gargalo comum é a largura de banda que você pagou pelo seu provedor. Muitas pessoas não percebem que existem duas velocidades diferentes. A velocidade de download é a rapidez com que você pode mover informações de um servidor para o seu computador, por exemplo, ao fazer streaming de vídeo. Se o seu ISP é uma empresa de cabo, este é o número citado (por exemplo, 100 Mbps). A velocidade de carregamento é a rapidez com que você pode mover informações do seu computador para um servidor, por exemplo, câmeras de segurança e campainhas de vídeo. Se o seu ISP é uma empresa de cabo, esta é normalmente de 10 a 12 Mbps, não importa a velocidade de download paga.
Outro gargalo pode ser o seu router. A maioria dos lares não usa muitos fluxos de dados de alta velocidade simultâneos. O router normalmente não limita a sua velocidade, mas pode.
WiFi pode facilmente limitar a velocidade da Internet. Os números de largura de banda anunciados são, na sua maioria, um sonho de marketing. Para que o WiFi atinja a velocidade anunciada, você tem que incluir o overhead, que é considerável, e ter apenas uma conexão ativa. Isto porque apenas um dispositivo pode transmitir de cada vez.
Para conexões de alta velocidade, muitas pessoas conectam seu computador ao roteador com um cabo Ethernet. O cabo Ethernet mais comum é o Cat 5e. Este cabo suporta 1 Gbps full duplex para comprimentos de até 100 metros. A maioria dos equipamentos de consumo também suporta esta velocidade. É uma grande largura de banda. A maioria dos computadores suportam 1 Gbps. A maioria dos routers anunciam que suportam 1 Gbps. Mas onde o computador suporta apenas uma conexão Ethernet, o roteador vê uma carga máxima de 1 Gbps para cada dispositivo conectado. Neste ponto, o roteador pode facilmente tornar-se um gargalo.
Recentemente, a concorrência de preços tem colocado cabos Ethernet de qualidade inferior no mercado. Alguns destes cabos não suportam 1 Gbps fora da caixa. Outros são OK quando novos, mas se degradam com o tempo. Se um cabo de baixa qualidade não suporta 1 Gbps, o link cai para a próxima velocidade mais baixa, que é de 100 Mbps. O cabo barato também pode não suportar essa velocidade. (A largura de banda do cabo é a mesma para cada velocidade.) A próxima velocidade mais baixa é de 10 Mbps, que seria o gargalo em muitos casos.
TL,DR: O cabo Ethernet Cat 5e de alta qualidade quase nunca irá reduzir a velocidade da Internet em instalações de consumo. O cabo Ethernet de baixa qualidade pode.
Artigos semelhantes
- A velocidade do meu modem irá afectar a velocidade do meu router e a velocidade do WiFi?
- A utilização de uma extensão afecta a velocidade de carregamento quando comparada com a velocidade de carregamento directo da tomada?
- O comprimento do cabo Ethernet afecta a qualidade do sinal?
- Se eu ligar um cabo Ethernet do meu roteador WIFI ao meu laptop, ainda estou usando WIFI sem fio, ou não estou?