O que acontece se o açúcar for colocado no concreto?
Como parece improvável, o açúcar é na verdade um "retardador" bem conhecido do concreto e é frequentemente usado para ajudar a ajustar os tempos de presa, especialmente em emergências.
Os construtores usam retardadores para retardar a presa do concreto, particularmente em tempo quente, para torná-lo mais "plástico" e dar-lhes mais tempo para trabalhar com o material.
Existem vários produtos químicos comercialmente disponíveis que podem ser usados para fazer isso, mas o sal e os açúcares comuns também são eficazes.
No caso do açúcar, o processo de presa é retardado porque interfere com a reação química que causa a presa do cimento quando se adiciona água.
O cimento é feito com cimento, que é uma combinação de calcário triturado e aquecido, argila e gesso; agregado, como cascalho e areia; e água.
A adição de água causa uma reação química chamada hidratação, onde o hidrogênio da água combina com cálcio, sulfato, alumínio e silício do cimento.
Esta liberta calor e, dependendo das proporções de cada um destes minerais, que se hidratam a diferentes velocidades, pode definir-se a velocidades variáveis.
No caso do incidente da Linha Victoria, os trabalhadores da construção civil tinham estado a utilizar cimento de presa rápida. Em alguns casos, estes podem endurecer dentro de algumas horas.
O açúcar, entretanto, é composto de átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio que podem interferir no processo de hidratação ligando-se aos minerais e retardar a reação.
Há também algumas teorias de que os complexos açucarados que se formam também podem criar uma camada insolúvel ao redor dos grãos de cimento que impede a reação necessária para o endurecimento.
Nem todos os açúcares são eficientes nisso. A glicose, um açúcar simples que se forma principalmente através da quebra do amido e é o principal componente do xarope de milho, e a lactose, que é encontrada no leite, são considerados bons retardadores de cimento.
Sucrose, que é encontrada principalmente no açúcar de cana e beterraba disponível nos supermercados, é provavelmente o retardante de cimento mais eficaz. Este é o açúcar que a maioria das pessoas irá colocar na sua chávena de chá ou no seu cereal de pequeno-almoço.
Dependente do tipo de cimento utilizado, mesmo pequenas quantidades de açúcar podem duplicar o tempo que leva a fixar.
Testes mostraram que a adição de apenas 0.04% de açúcar de cana pode fazer com que um cimento que normalmente leva 1 hora e 18 minutos para endurecer aumente para uma hora e 36 minutos.
Em concentrações superiores a um por cento numa mistura de cimento, a sacarose pode atrasar o endurecimento completo quase indefinidamente.
Obrigado