A Intel abandonou o processo dos 10nm por causa dos problemas que tinham?
Embora talvez não abandonando, eles estão acelerando seu deslocamento para 7 e 5nm com produção de 7nm visando a 2021. considerando quanto tempo a inteligência usou 22nm e 14nm por comparação, isto parece provável. eles tiveram problemas tanto no rendimento da produção quanto nos ganhos de desempenho dos resultados finais que foram às vezes piores do que 22nm de acordo com declarações de seu CFO discutindo o deslocamento acelerado para 7nm até 2021.também é sabido que o cpus de desktop de 10nm não está acontecendo e 14nm persistirá para chips de desktop intel até o lançamento dos 7nm de 2021.
como para os 10nm móveis;
P>Tem mais provável que não o desenvolvam tão completamente como os ciclos de produtos de 14nm ou 22nm, e é mais provável que os CPUs de laptop intel atuais de 10nm agora sejam os últimos ou sejam atualizados no final de 2020/meio-médio 2021 e depois substituídos por 7nm por meados de 2021. ou podem até mesmo ser substituídos por uma nova linha de 14nm para celulares entre agora e o lançamento de 7nm. 14nm é uma plataforma madura e a inteligência conseguiu extrair ganhos incríveis dela. mas 10nm foi um fracasso e um desenho.
vamos ver o cpus de alta qualidade ficando maior para adicionar mais núcleos e até mesmo núcleos de IA especializados à medida que nos aproximamos do que se pode dizer ser a "espessura" de um elétron (isso não é exatamente verdade ou falso, depende do modelo sendo usado e de como o elétron viaja) (2-3nm é um palpite sobre qual seria a espessura). Eu não vejo muito progresso além de 4-5nm sem mudanças drásticas na forma como as CPUs funcionam e funcionam. Em vez de ganhos através da redução do nó de processo, os ganhos serão obtidos através de contagens ainda maiores de núcleos e tendo núcleos específicos que funcionam bem com outros núcleos que não são capazes de manter relógios altos mas que ainda assim são bastante capazes. (um núcleo é colocado mais alto) também veremos um aumento no uso de IA para aumentar operações just in time para coisas como videogames e redução da latência no desenho da tela através de interpolação inteligente de conteúdo-adaptativo, e até mesmo a pré-instalação de CPU pode implantar algoritmos de IA que notam e prevêem padrões de uso do usuário e ajustam o que está sendo carregado de forma pré-emptiva melhor do que antes.
Não acho que a tendência de nm menor vai continuar por muito mais tempo sem mudanças significativas longe de cargas elétricas e em direção a sinais potencialmente ópticos (mas isso vem com uma lista ENORME de problemas para o design tradicional da cpu)
Artigos semelhantes
- Onde a Intel fez mal no desenvolvimento do seu processo de 10nm, por que demora muito tempo para a Intel aperfeiçoar seu processo de 10nm?
- A ESPN está actualmente com mais problemas por causa da política ou por causa do corte de cabos e da desagregação do pacote de cabos?
- Por que a Intel está presa a 14nm e atrás em 10nm, embora a GloFo esteja preparando a tecnologia de 7nm para a Ryzen?
- Porque é que a Intel está a lutar com 10nm quando a Samsung e a TSMC já estão a trabalhar com 7nm?