Os relógios inteligentes causam cancro?
A parte um pouco assustadora disto é que ninguém realmente sabe.
Como nos telemóveis, os relógios inteligentes usam microondas para enviar e receber sinais (para que possam atravessar a espessura da atmosfera onde as ondas de rádio não podem). No entanto, o uso de telemóveis e, por extensão, de relógios inteligentes é muito recente, pelo que é'não é suficientemente longo para conhecer os efeitos a longo prazo do uso de microondas.
No entanto, é improvável que causem cancro, uma vez que tendem a ser a radiação gama e a luz UV que causam o cancro, e estes estão no extremo oposto do espectro electromagnético - pelo que o seu comprimento de onda é mais curto e transportam mais energia e, portanto, mais radiação perigosa. Como é esta radiação ionizante que causa câncer (uma das causas de qualquer forma), é improvável que os relógios inteligentes causem câncer ou possam causar câncer. As microondas têm um comprimento de onda longo e não carregam muita energia, portanto não têm o suficiente para ionizar o DNA para causar mutações rápidas e, portanto, câncer.
É mais do que provável que você esteja bem se você usar uma. Não tem havido incidentes de câncer pelo uso prolongado de relógios inteligentes, mas como eu disse antes, pode levar muito tempo até que vejamos qualquer evidência - mas ainda assim pode ocorrer.
Artigos semelhantes
- Os relógios de pulso tradicionais serão esquecidos com o alto uso de relógios inteligentes?
- Num mundo de "relógios inteligentes" e rastreadores de fitness, qual é a percepção dos relógios padrão?
- Existe uma competição próspera entre relógios mecânicos e relógios inteligentes?
- Será que os relógios inteligentes substituirão os relógios analógicos?