O que é 'Software-as-a-Service'?
Software as a Service (SaaS) é um dos modelos de cloud computing (junto ao PaaS - Platform as a Service e IaaS - Infrastructure as a Service), onde o aplicativo é criado e armazenado nos computadores do provedor de software, e está disponível online para os usuários.
SaaS elimina a necessidade de instalação do aplicativo no computador do usuário. Além disso, o modelo SaaS transfere a instalação, administração e suporte técnico para longe do usuário, para o provedor. Como resultado, o controle do software está nas mãos do provedor, que assume o papel de garantir que ele funcione corretamente.
Além de ser dispensado da manutenção do software, a idéia por trás do SaaS que o torna cada vez mais popular é que o usuário compre uma solução fixa, geralmente na forma de um pagamento mensal, tornando-se um custo fixo para o usuário.
Os clientes recebem as funções e características do software que eles precisam e simplesmente o utilizam quando necessário. Os usuários não precisam comprar uma licença - eles só precisam pagar pelo uso do software quando o utilizam, e podem ter acesso a ele sempre que necessário.
A desvantagem do SaaS é que o cliente, não tendo impacto no design do software, não pode fazer alterações e não tem influência no desenvolvimento do software.
Os exemplos mais populares de Software como Serviço são:
Microsoft Office 365, Google Apps, Dropbox, Evernote, Amazon Web Services e Confluence.
Artigos semelhantes
- Desenvolver software para PC é mais difícil do que aplicações móveis (vamos assumir que você está tentando fazer exatamente o mesmo software)?
- Porque é que as empresas de telemóveis usam peles de software em cima do SO de software Android puro?
- Como o software de desktop remoto difere do software de emulação de terminal?
- Qual é a diferença entre um produto de software e uma solução de software?
- Que ferramentas ou software as equipes utilizam para o agendamento de sprint? Especificamente, que membro da equipa está a trabalhar em quê?