Um contrato que tem um "rascunho" de marca de água em cada página é vinculativo?
P>Pode ser. Normalmente - e como seria de esperar - a inclusão da linguagem "draft" significa que um contrato não está na sua forma final e está sujeito a negociações adicionais pelas partes. Vamos supor, por exemplo, que uma transação entre A e B. A está trabalhando no rascunho inicial do contrato e quer manter a bola rolando nas negociações, então A envia um documento marcado como "rascunho" para B para comentários. Isto significa que B pode obter a ideia geral do acordo e enviar os seus comentários/mudanças a A, mas A também pode fazer alterações adicionais por conta própria. Uma vez que as partes tenham chegado a acordo em todos os termos, A fará circular uma versão final do contrato sem as etiquetas de "rascunho" para execução por ambas as partes. Normalmente é assim que as coisas funcionam, pelo menos quando os advogados estão envolvidos.
No entanto, não é difícil imaginar um cenário em que A envia um rascunho de acordo para B e B responde, "Este rascunho de acordo tem tudo o que precisamos". Nós vamos assinar isto". Enquanto em um mundo perfeito, talvez A diga "Espere um segundo, deixe-me enviar uma cópia do documento sem essas etiquetas de 'rascunho' para você assinar", às vezes as pessoas só querem ter um acordo tingido; talvez B esteja muito ocupado e/ou mercurial, e A esteja apenas feliz em fazer o acordo, etc. Então, se B assinar voluntariamente o acordo e depois A assinar voluntariamente, então adivinhe o quê? Independentemente da marca de "rascunho", você tem um contrato, e embora uma parte certamente possa tentar reivindicar no caminho que estava de alguma forma confusa, é improvável que tal argumento vá a algum lugar. Isto é porque, quando se trata de contrato, a substância normalmente importa mais do que a forma. Desde que todos os elementos de um contrato sejam cumpridos - e um documento estar livre de um "rascunho" de marca d'água não é um elemento - haverá um acordo vinculativo e executável. Como os advogados gostam de notar, é possível ter um contrato escrito em um guardanapo, então o que importa é se há acordo, consideração, etc., não se o papel em que está escrito está livre de marcas de rascunho.
Obviamente, no cenário que discuti acima, o acordo é totalmente executado pelas partes a serem vinculadas. Se alguém simplesmente lhe enviou um rascunho de contrato e o contrato nunca é executado, então não há (provavelmente) nenhum contrato e o rascunho de marca poderia ser usado em uma disputa futura como prova de que ninguém pretendia que o contrato fosse vinculativo. No entanto, há jurisprudência na qual os rascunhos de contratos que foram executados (digamos, por exemplo, que as partes nunca chegaram a finalizar o contrato mas ainda assim decidiram trabalhar em conjunto) são executáveis.
Artigos semelhantes
- Qual é a maior estatística que um Pokemon pode ser (qualquer estatística, cada gênero, cada item, cada transformação, cada habilidade)?
- Por que as operadoras de celular foram embora com o incentivo de conseguir um novo telefone gratuito quando você renova seu contrato a cada 2 anos?
- Porque é que alguns livros do Kindle não têm números de página? Existe uma maneira de traduzir os números de página para locais?
- Num documento do MS Word, porque é que a minha página pára a meio e começa na página seguinte? Como posso corrigir isso?