Casa > O > O Que É O Rcs Do Tejas?

O que é o RCS do Tejas?

O RCS do Tejas foi significativamente reduzido pela modificação dos aspectos de forma dentro das limitações estabelecidas pela aerodinâmica. O Tejas tem um dos melhores valores de RCS em toda a 4ª geração de lutadores. A figura disponível publicamente é 0,5 metros quadrados.main-qimg-e91f755aab64230b5fc8fb026bc5830b

Tejas é uma aeronave leve. É o menor. É difícil ter uma visão dele mesmo em uma luta de cães WVR tornando-o ainda mais letal e mortal.

A mistura suave da asa superior do Tejas dá-lhe furor suficiente para evitar a detecção precoce. Este tipo de mistura da parte superior do corpo só está sendo vista em lutadores de última geração de sukhoi, rafale, euro fighter typhoon, F-22, PAKFA, e J-20. Este tipo de mistura de corpo de asa alta é a marca hall dos lutadores do quinto gênero, reduzindo os reflexos dos cantos dos radares awacs procurando de cima resultando em RCS inferior com mísseis e feridas externas escondidas sob a asa.

O desenho do Tejas incorpora uma mistura de corpo de asa alta implementada por trás, resultando em um suave ricochete das ondas de radar de busca por trás, sejam elas de banda X ou banda L ou AESA ou mecânicas, não importa. Se o Tejas voa baixo escondendo suas lojas, nenhum radar aéreo irá detectá-lo a partir de mais de 120 kms devido a 0,3 sq metro rcs (De cima, clarificação necessária).

main-qimg-b61ed32d3acb8320086a593f5290fcd4.webp

Mistura da fuselagem do corpo da asa alta é implementada por trás, resultando em suave ressalto das ondas de radar

Outra característica de furtividade do Tejas é sua entrada em Y também chamada de entrada bifurcada. As pás dos ventiladores do motor são uma das principais fontes de aumento da secção transversal do radar. Esta admissão em Y enterrou o motor a jato dentro da fuselagem para que nenhuma peça do motor seja visível e assim aumenta as características de furtividade.

main-qimg-008c015f5fd6fe328a3d3e54e290eca7.webp

Canopy é outro bom refletor de radar. Ondas de radar normalmente entram no reflector do cockpit dos objectos & possivelmente regressam ao radar e até o próprio HMD do piloto contribui para o RCS. Para evitar esta canópia Tejas é revestida com uma fina película condutora transparente de Óxido de Estanho Índio. O revestimento é suficientemente fino para não ter nenhum efeito adverso na visão do piloto e pode refletir as ondas de radar longe da antena de radar.

main-qimg-cd884e43b21bb12159c54728e9826e29

A maioria dos 90% da superfície do Tejas é feita por compósitos de carbono. Estes compósitos são muito menos reflexivos do que os metais. Isto ajuda na redução do RCS do Tejas. O Tejas emprega materiais CFC em até 45% da sua estrutura, inclusive na fuselagem (portas e peles), nas asas (pele, peças e costelas), nos elevadores, no leme, no leme, nos freios a ar e nas portas do trem de pouso.

main-qimg-447d8d44818c1ca5275777136e04f1dd.webp

Os compostos são usados para fazer uma aeronave mais leve e mais forte ao mesmo tempo em comparação com um projeto totalmente metálico, e a porcentagem de emprego de CFC no LCA'o emprego percentual de CFC no Tejas é um dos mais altos entre as aeronaves contemporâneas da sua classe. Alguns relatórios dizem que a Índia também desenvolve compostos de carbono reforçados com nano-tubos de carbono para uso futuro, o que levará a uma maior redução no RCS.

main-qimg-befb3c2f07e8cde77275f7d8744ddfa8.webp

CFC têm outras vantagens que não se deterioram com a idade nem corroem os elementos meteorológicos devidos, o CFC também dá ao Tejas um melhor peso vazio operacional, dando ao Tejas uma melhor relação empuxo/peso quando comparado com outras aeronaves com motores semelhantes. O CFC tem as suas próprias desvantagens, são caros de fazer.

main-qimg-572e86d0cbfceb240dcf1ac9d379d47f.webp

A Índia já tem patente nos revestimentos de RAM. O uso de revestimentos de RAM diminui ainda mais o seu RCS dramaticamente. Melhores revestimentos estão sob investigação.

Tejas é uma aeronave monomotor, por isso é inerentemente menos susceptível a IRSTs em comparação com as aeronaves bimotor. A ADA apontou que eles já reduziram a assinatura IR do Tejas. Tornando-o mais resistente contra mísseis em busca de calor.

De Vogele Deady

Agora que o motor Izdeliye 30 está operacional, a Sukhoi vai atualizar o RCS do Su 57 e qual você acha que será o novo RCS? :: Quão furtivo é um destroyer Arleigh Burke?