O que é o planejamento da continuidade do negócio e por que é importante?
A continuidade do negócio é um plano proativo para evitar e mitigar os riscos associados a uma interrupção das operações. Ele detalha os passos a serem tomados antes, durante e depois de um evento para manter a viabilidade financeira de uma organização. A recuperação de desastres é um plano reativo para responder após um evento.
O planejamento da continuidade do negócio é um dos componentes mais críticos de qualquer estratégia de recuperação. Infelizmente, nem todas as empresas desenvolvem um plano de continuidade. Aqui estão alguns conceitos e realidades erradas sobre o planejamento da continuidade do negócio.
Em um momento em que o tempo de inatividade é inaceitável, a continuidade do negócio é crítica. O tempo de inatividade vem de uma variedade de fontes. Algumas ameaças, como ciberataques e condições climáticas extremas, parecem estar piorando.
It'é importante ter um plano de continuidade de negócios em vigor que considere qualquer possível interrupção das operações.
O plano deve permitir que a organização continue funcionando pelo menos a um nível mínimo durante uma crise. A continuidade do negócio ajuda a organização a manter a resiliência, respondendo rapidamente a uma interrupção.
Uma forte continuidade do negócio poupa dinheiro, tempo e reputação da empresa. Uma interrupção prolongada arrisca uma perda financeira, pessoal e de reputação.
A continuidade do negócio requer que a organização dê uma olhada em si mesma, analise áreas potenciais de fraqueza e reúna informações chave como listas de contatos e diagramas técnicos de sistemas que podem ser úteis fora de situações de desastre. Ao empreender o processo de planejamento da continuidade do negócio, uma organização pode melhorar sua comunicação, tecnologia e resiliência.
A continuidade do negócio pode até mesmo ser um requisito por razões legais ou de conformidade. Especialmente em uma era de maior regulamentação, é importante entender quais regulamentações afetam uma determinada organização.
BCM trabalha com o princípio de que bons sistemas de resposta mitigam os danos de eventos teóricos.
O objetivo do BCM ou do auditor líder ISO 22301 é fornecer à organização a capacidade de responder a ameaças, tais como desastres naturais ou quebras de dados, e ajudar a garantir que o negócio possa manter funções críticas e continuar suas operações diárias de negócios da melhor forma possível.gestão da continuidade do negócio é um sistema que se concentra na importância da continuidade do negócio e nas necessidades de prontidão, assim como na necessidade de estabelecer continuidade empresarial, política e objetivos de gestão;Os riscos gerais de continuidade do negócio>li>Monitoramento e revisão do desempenho e eficácia do sistema de gestão da continuidade do negócioli>li>Aprimoramento contínuo com base em medições objetivas/ul>p>p>Pode ter certificação no sistema BCM (Business Continuity Management) ou pode chamá-lo de certificação ISO 22301 lead auditor.
P>Eu posso recomendar um curso de certificação ISO 22301 lead auditor que foi recomendado por um dos meus colegas na minha organização.
Ele encaminhou-me para obter a certificação ISO 22301 lead auditor da GSDC.
Onde lhe será fornecida a certificação e a formação.
Artigos semelhantes
- Qual é a parte mais importante do planejamento de eventos? Por quê?
- Por que a Temporada 18 de South Park tem mais continuidade do que as temporadas passadas?
- Porque é que o terreno alto é importante na batalha? É tão importante agora como era na Idade Média?
- Usando Scrum, qual é um bom método para calcular os Pontos de História no planejamento?