Será que os governos vão realmente construir barreiras marítimas e não tentar abrandar o aquecimento global?
Governos sensatos estão fazendo ambos, e mais.
Barreiras marítimas são infra-estruturas muito caras, e com uma mediana 2′ / 60cm de aumento até 2100 sob RPC6.0, e um pouco mais até 2200 independentemente, cada barreira marítima tem que ser avaliada pela sua sensibilidade económica.
Muitas coisas que a sociedade actualmente considera preciosas não serão protegidas, e serão abandonadas. Somente os componentes de maior valor verão a proteção. Uma barreira relativamente pequena destinada a proteger Veneza custou bilhões a mais e levou anos a construir, como um exemplo óbvio.
Fora de áreas muito ricas ou bens altamente valiosos, a maior parte das vezes nos afastaremos do mar durante as próximas décadas. Os bens imobiliários na Flórida estão a subir de valor no interior, longe das praias, enquanto a propriedade à beira-mar não está a acumular valor quase tão rapidamente, embora ainda haja compradores mantidos na ignorância pelas suas leis imobiliárias emptor emptor.
Mas o Acordo de Paris foi assinado por todos menos por um pequeno punhado de países. As emissões globais de GEE deixaram de estar estritamente alinhadas com o aumento do PIB há alguns anos.
As emissões de GEE da Alemanha estão em cerca de 40% desde 1990, enquanto o PIB e a população cresceram, algo não raro na UE.
A Índia está no caminho certo para exceder as metas do Acordo de Paris e é provável que a China cumpra as suas metas nove anos antes, e depois adopte metas mais difíceis. A China construiu 72 GW de vento e 48 GW de energia solar apenas em 2020, metade da quantidade total de energias renováveis construídas no mundo.
Canadá teve duas eleições com uma taxa de carbono como peça central da luta, e o partido que prometeu e entregou a taxa ganhou ambas as vezes, e está a aumentar o preço para um espantoso $133 USD por tonelada de CO2 até 2030, um sinal bastante importante de sucesso eleitoral. Os EUA aderiram novamente ao Acordo de Paris e incorporaram muita ação climática em seu plano de infraestrutura.
O mundo está se movendo, embora muito mais lentamente do que deveria. E como nos movemos mais lentamente do que a política racional sugere, teremos que proteger mais e abandonar mais, a um custo maior. Veremos muito mais refugiados climáticos atravessando fronteiras, e a crise dos refugiados sírios foi um prelúdio - com uma das causas sendo a seca alimentada pelas mudanças climáticas - de como isso vai ser.
As coisas vão ser frequentemente feias nos próximos 80 anos. Mas a economia baseada no carbono está lentamente a ser desenrolada.
Artigos semelhantes
- Por que a Instagram continua me dizendo para esperar alguns minutos antes de tentar novamente ao tentar fazer o login na minha conta?
- Por que os principais investidores estão incitando os governos a acabar com o apoio aos combustíveis fósseis?
- Quais são as barreiras à entrada do negócio de telecomunicações com fio (ou 'fibra')?
- Quais são algumas barreiras à compra de um relógio inteligente?