Harvard é realmente tão difícil como todos dizem que é?
Eu sou uma aluna do segundo ano e gostaria de me concentrar nos meus pensamentos. Sim, é difícil. Eu acho que Harvard desenvolveu esta reputação de ser fácil porque as pessoas tendem a tentar encontrar falhas com coisas que parecem um pouco perfeitas demais, mas eu argumentaria que Harvard é muito difícil.Aqui é o que acontece em Harvard. Os estudantes mais brilhantes de todo o mundo que têm se destacado e sido o número um de suas vidas de repente têm que lidar com o fato de serem apenas medíocres e terem que provar constantemente para si mesmos - e muitas vezes parece que para os outros - que valem a pena. Para além desta pressão de tentar lidar com a sua excelência perdida, que a maioria das pessoas ultrapassa, está a dificuldade das aulas. A menos que você opte por aulas muito fáceis - que com certeza existem - você vai ter dificuldades. Os alunos estão constantemente a puxar a noite toda e há um sentimento consistente de stress relacionado com o trabalho do curso com todos. As aulas de matemática e ciências são muitas vezes tão difíceis que os alunos têm que ir ao horário comercial e procurar recursos adicionais para passar. As médias das aulas de matemática e ciências são geralmente nos anos 70, e às vezes chegam a 24/100 para algumas aulas de CS.
Agora, eu acho que a maioria das pessoas tende a definir facilmente olhando para a curva ou para a nota final, mas você tem que entender que não é isso que determina a dificuldade de uma aula. A dificuldade de uma classe é o rigor real da classe. O trabalho do curso em Harvard é muito rigoroso. Eu, por exemplo, sempre fui extremamente bom no trabalho escolar em todas as disciplinas - matemática, ciências, ciências sociais - e já ganhei concursos acadêmicos nacionais em todas essas áreas. Eu nunca tive problemas com a escola antes, mas os cursos em Harvard realmente conseguiram me desafiar e me forçar a trabalhar extremamente duro. No entanto, apesar de trabalhar muito, continuo a achar que não tenho um desempenho tão bom.
Harvard é difícil. Eu luto todos os dias. Sei que os meus amigos também o fazem. Normalmente fico um pouco triste quando as pessoas continuam a gozar com Harvard dizendo "É difícil entrar, fácil sair", porque sinto que isso desconta os estudantes de batalha mental consistentes que estão a lutar aqui todos os dias. É injusto dizer que o fato de que os alunos aqui às vezes não dormem por 52 horas seguidas, vão ao escritório o tempo todo, estudam, fazem um bilhão de psets e ainda assim não conseguem os resultados para os quais estão trabalhando e Harvard ainda é uma escola fácil. O que diria isso sobre os alunos que não estão apenas a passar por aqui? É difícil passar de sempre conseguir notas perfeitas para chegar aos 70 anos, mesmo que você esteja trabalhando quase dez vezes o número de horas.
Disclaimer: Eu estou falando da minha própria experiência de graduação aqui. Entenda totalmente se os outros se sentem de uma maneira diferente.