Os monitores e televisores modernos (LCD) sofrem de 'burn-in' e precisam de 'protectores de ecrã'?
"Burn-in" causado pelo envelhecimento dos elementos da tela devido ao acionamento daquela área em particular ainda é um problema potencial com telas OLED, mas que é muito reduzido em relação a poucos anos atrás.
LCDs nunca sofreram realmente de "burn-in" em si, mas estão sujeitos a um fenómeno que resulta numa aparência semelhante; isto é conhecido como "image sticking," e it's normalmente causado por impurezas dentro do próprio material LC sendo "varrido" para um lado ou para o outro da célula LC através de um desequilíbrio DC no design da unidade de pixel; isto enviesa aquela área da tela um pouco mais "on" ou "off" vs. o resto da tela, então o que parece ser uma imagem burned-in aparece. Em alguns casos, ela pode ser pelo menos parcialmente revertida aplicando uma imagem negativa por um longo período de tempo, mas don't conte com isto.
A minha recomendação seria CONTRA-SE usar uma proteção de tela com qualquer tecnologia de exibição atual, se com isso você quer dizer algo que apenas coloca uma imagem variável quando o dispositivo não está em uso. Em vez disso, use seus recursos de economia de energia para desligar a tela após algum período razoável de ociosidade. It'é ainda mais eficaz para melhorar a vida útil geral do produto, e economiza energia também.
Artigos semelhantes
- Os ecrãs dos portáteis OLED sofrem burn-in e valem o custo?
- Os protectores de ecrã de vidro temperado funcionam melhor do que os protectores de plástico nos telemóveis?
- Os iPads precisam de protectores de ecrã?
- Porque é que os painéis OLED ou AMOLED sofrem de queimaduras na tela? Eu pensava que estas tecnologias eram melhores do que os painéis LCD.