Como detectar televisores falsos da Sony
Even um Sony "genuíno" pode não ser Sony!
Voltar nos anos 70 e 80, comprar algo com um crachá Sony era uma garantia de que se estava a comprar um produto bem construído com padrões muito elevados.
Nos últimos anos 80, a Sony começou a subcontratar a produção, e eu estava à procura de um equivalente Walkman. Na loja havia um "Sony" de preço apropriado, e vários modelos mais baratos. Quando os experimentei, o Sony era o pior desempenho, então economizei dinheiro escolhendo uma das marcas mais baratas.
Eu tenho um monitor de vídeo Sony Trinitron (CRT) muito bom que, apesar de ter sido deixado no tempo por alguém que deveria ter conhecido melhor, ainda está 100% operacional depois de 20 anos.
Sadly, eu também comprei um PC Sony, pensando que estava recebendo algo de alta qualidade pelo preço que paguei. Ele começou a cozinhar CPUs. Quando contactei a Sony para substituir a placa-mãe, disseram-me que teria de a enviar da Austrália para o Reino Unido para que o pudessem fazer. Que desperdício de dinheiro!
Fiz minhas pesquisas relevantes na placa-mãe para descobrir que não era nenhum produto Sony! Era uma placa-mãe bastante padrão de outro fabricante que teve algumas modificações para incluir a versão 1394 da Sony (iLink) e agora faleceu o cartão de memória Sony. Eu não consegui encontrar absolutamente nenhuma documentação sobre as alterações que tinham sido feitas, e a referência à placa original (não modificada) não ajudou a resolver o problema.
Eu finalmente obtive uma placa-mãe idêntica de substituição da Alemanha que, quando finalmente chegou, quase tinha sido esquecida. Quando a instalei, o problema de aquecimento da CPU persistiu, e eu tinha tentado mais de uma CPU para descartar esses problemas.
Sony technology-support ainda era muito inútil, e quando comecei a desmontar a máquina, não consegui encontrar um item dedicado de fabrico Sony dentro da máquina - e a Sony costumava construir unidades de disquetes! Em última análise, as únicas coisas que fizeram disto uma máquina "Sony" foram o crachá na frente e o flash-screen SONY no boot-up.
Quando se trata de TVs, muitas marcas são terceirizadas de outro fabricante. O meu televisor "Kogan" é realmente um Samsung. Por isso é muito difícil decidir o que é real e o que é falso.
Seguir os conselhos de outras respostas e certificar-se de que o televisor que está a considerar está devidamente documentado online e tem números de série válidos, etc., será uma grande ajuda mas, mesmo um Sony "genuíno" pode não ser tão genuíno como a Sony quer que acredite.
Faça a sua pesquisa online e verifique as revisões desse modelo em particular, e concentre-se na procura de más reportagens. Quanto mais difícil encontrá-los, maior a probabilidade de que a unidade esteja no padrão de qualidade que você espera.
Embora não esteja mais em produção, há uma maneira de identificar um Sony CRT genuíno. Em um CRT normal, sob ampliação o fósforo será distribuído em pontos ou splodges que se alinham com a máscara de sombra para guiar três canhões de elétron diferentes.
O Sony Trinitron CRT terá todos os fosforos dispostos em faixas verticais ininterruptas. Ele usa apenas um canhão de elétrons e a máscara de sombra é substituída por uma grelha puramente vertical. À medida que o feixe de elétrons varre a tela, a grelha flutua em carga para controlar a cor e o brilho.