Qual é a diferença entre uma bomba de cobalto e uma bomba de neutrões?
Há uma enorme diferença entre uma bomba de cobalto e uma bomba de nêutrons.Como um aparte, devo salientar que há uma máquina de radioterapia (para tratamento de câncer) que era popularmente conhecida como "bomba de cobalto" porque usava cobalto-60. Presumo que algumas pessoas assumiram que o aparelho de terapia era a arma nuclear.
A ideia da bomba de cobalto era conhecida como "salga". Presumo que isso era uma alusão à salga da terra para tornar impossível o cultivo. A intenção era adicionar o cobalto-60 às precipitações. Isto é uma coisa desagradável. É um poderoso emissor gama com uma meia-vida de comprimento médio. Tanto quanto eu sei, isto nunca foi considerado sério. Não tem valor militar.
Uma bomba de neutrões é uma arma nuclear de baixo rendimento concebida para libertar enormes quantidades de neutrões de alta energia. A idéia era produzir uma área invulgarmente grande na qual doses rápidas de radiação seriam ou letais ou rapidamente debilitantes. Quando eu era adolescente, havia cartazes que diziam que era a "bomba capitalista perfeita". Havia contornos estilizados de pessoas espalhadas pelo chão, com a legenda "destrói estes", e uma linha estilizada de edifícios, com a legenda "poupa estes". Houve alguns comícios estridentes sobre bombas de neutrões.
Na verdade, a afirmação de "não destruir" é um enorme exagero. O rendimento é baixo - para uma arma nuclear. Ainda é uma enorme explosão. O que a técnica de projeto faz é estender o alcance da radiação letal muito além do alcance em que os efeitos da explosão esmagarão praticamente qualquer estrutura.
Da história que pude ler, uma das razões para produzir a Arma de Radiação Avançada (também conhecida como "bomba de nêutrons") foi impedir que as colunas blindadas soviéticas passassem pelo ponto de estrangulamento Fulda Gap, estrategicamente importante. As altas doses de radiação iriam matar ou incapacitar as tripulações dos veículos blindados. A arma poderia ser detonada a uma distância suficiente para que a explosão não apenas esmagasse os tanques em campos de destroços incontroláveis. Depois de esperar alguns dias para que os materiais ativados por nêutrons se decomponham, você poderia entrar, rebocar, empurrar ou possivelmente dirigir os veículos blindados emperrados e avançar.
Soa bem no papel, mas não tenho certeza de quão bem teria funcionado na realidade.