O que é uma ROM de corda de núcleo magnético?
Como usado no programa Apollo, é uma forma de armazenamento somente leitura na qual os dados são literalmente tecidos nas posições dos fios de "sentido" que ou passam ou não por núcleos específicos.
Não confunda a memória do núcleo do cabo com a memória do núcleo de leitura/gravação muito mais amplamente usada. Neste último, a informação é armazenada no próprio núcleo. Estes núcleos são feitos de um material magnético "duro", com muita histerese. Para armazenar um 0 ou um 1, o núcleo é magnetizado em uma direção ou outra. Ao inverter a direção dessa magnetização gera um pulso que pode ser lido.
Numa memória de corda do núcleo, os núcleos individuais não armazenam informações. Eles são feitos de um material magneticamente "macio" que não retém o seu magnetismo quando o campo aplicado é removido. Eles atuam apenas como núcleos de transformadores, acoplando pulsos de um fio a outro. Mas eles saturam quando o campo aplicado é forte o suficiente. Esta é a chave para seu funcionamento.
Os núcleos realmente servem como um mecanismo de decodificação de endereços. Fios de endereço (invertidos e não invertidos) passam por cada núcleo (ou bypass) de modo que qualquer endereço dado satura todos os núcleos da corda, exceto aquele que está sendo endereçado. Então quando um fio de leitura separado, passando por todos os núcleos, é pulsado, apenas o núcleo endereçado pode acoplar esse pulso a um fio de "sentido" que ou passa pelo núcleo ou o contorna. Somente se o fio sensor passar pelo núcleo é que ele pode captar o pulso do fio de leitura. O fio de detecção também passa por muitos outros núcleos, mas como todos eles estão saturados, eles não podem acoplar o pulso de leitura e interferir com o pulso (se existir) do núcleo endereçado.
Então, cada núcleo é um circuito lógico que transporta o pulso de leitura para o fio de leitura se e somente se ele estiver no endereço selecionado E o fio de leitura realmente passar pelo núcleo.
Você não está limitado a apenas um fio de leitura por núcleo; você pode rodar tantos quantos caberem, e cada um irá pegar o pulso de leitura se ele passar pelo núcleo. Isto permite que você leia palavras inteiras, não apenas bits individuais. Isto é o que tornou a ROM da corda do núcleo muito mais densa do que o núcleo de leitura/escrita comum, que pode armazenar apenas um bit por núcleo.
O computador de orientação Apollo foi construído inteiramente a partir de um tipo de chip de lógica digital: um portão NOR de 3 entradas duplo. Uma vez estimei que se a memória Apollo somente leitura tivesse usado esses portões para decodificar suas linhas de endereço, ela teria levado consideravelmente mais chips do que o resto do computador. O uso de núcleos saturantes como decodificadores de linha de endereço fez o trabalho de uma forma inteligente e eficiente para seu tempo, mas é claro que hoje está totalmente obsoleto.
Artigos semelhantes
- Será que fingir saltar à corda sem realmente usar uma corda terá o mesmo efeito? Irá queimar as mesmas calorias?
- O que se entende por núcleo de estoque e núcleo personalizado?
- A maioria dos jogos de PC usa um núcleo ou multi-núcleo?
- Qual deles é mais rápido, 4GB RAM com 32GB ROM ou 4GB ram com 64GB ROM? A diferença de ROM é importante, ou é apenas sobre RAM?