Os corredores tomam um comprimido que os ajuda a dar resistência em uma maratona?
Nope.
A única substância possível que poderia aumentar a resistência seria anfetaminas, mas há uma razão muito boa para que ninguém as tome, mesmo que todas elas fossem todas para doping: Correr mais de 30 minutos aumenta a temperatura central para qualquer lugar entre 38 e 40,5 °C, isso é como uma febre alta. A anfetamina também aumenta a sua temperatura corporal e enquanto um atleta treinado não tem nenhum problema com as altas temperaturas internas durante a corrida, o aumento extra da ingestão de anfetaminas pode facilmente levar a um sério superaquecimento e morte.
O que você pode ver nos corredores é que alguns tomam pílulas de sal mineral. Estes são o que eles dizem, sal, e não é para resistência, mas porque você perde muitos sais minerais com suor. E alguns atletas (como eu) tomam dextrose (açúcar) que vem na forma de "pílulas" quadradas, mas estas parecem muito mais com pastilhas elásticas. Em qualquer caso, até eu uso géis durante uma corrida.
E depois, há muita gente entre os não tão rápidos que tomam qualquer coisa de ibuprofeno para prevenir a dor (?) e imodium para parar de coçar as calças quando correm. Eu não consigo entender como as pessoas que sentem dor fazendo algo ainda continuam fazendo isso. E ter que manchar meia caixa de ibuprofeno não é ser mentalmente duro, é apenas chamar por problemas de fígado. E meu, se não queres cagar a tua roupa interior, pára de encher a cara antes do início, garanto-te que não vais morrer à fome por não comeres durante algumas horas.