Quantos cavalos têm os carros engraçados?
Talvez ache isto interessante. Fala com os AA Fuel Dragsters mas os motores dos carros engraçados são praticamente os mesmos. O artigo tem alguns anos...DEFINIÇÃO DE ACELERAÇÃO...
Um motor Hemi de 500 polegadas cúbicas de arrasto de combustível de topo faz mais cavalos de potência do que as 4 primeiras filas de carros de stock no Daytona 500.
São necessários apenas 15/100 (0,15) de segundo para todos os 6.000+ cavalos (alguns acreditam que 8.000 HP é mais realista - não há dinamómetros capazes de medir) de um motor NHRA Top Fuel dragster para chegar às rodas traseiras.
Acima do acelerador, um motor dragster consome 1-1/2 galões de nitro metano por segundo; um 747 totalmente carregado consome combustível a jato na mesma taxa com 25% menos energia sendo produzida.
Um motor Dodge Hemi V8 de estoque não pode produzir energia suficiente para acionar o super-carregador dragster's. Com 3.000 CFM de ar sendo introduzido pelo supercharger em sobrealimentação, a mistura de combustível é comprimida numa forma quase sólida antes da ignição.
Cilindros funcionam à beira da trava hidráulica a todo o vapor.
Na estequiometria (estequiometria: metodologia e tecnologia pela qual são determinadas quantidades de reagentes e produtos em reacções químicas)1.7:1 mistura ar/combustível de nitro metano, a temperatura frontal da chama mede 7.050 graus F. (Oxi-acetileno em "corte" é 6.300) O nitro metano queima a amarelo. A espetacular chama branca vista acima das chamas à noite é o hidrogênio em combustão bruta, dissociado do vapor de água atmosférico pelos gases de escape em chamas.
Duais magnetos fornecem 44 amperes para cada vela. Esta é a saída de um soldador de arco em cada cilindro.
Eléctrodos de velas são totalmente consumidos durante uma passagem.
Após a metade do caminho, o motor está a diesel por compressão,
mais o brilho das válvulas de escape a 1.400 graus F.
O motor só pode ser desligado cortando o fluxo de combustível.
Se a faísca falhar momentaneamente no início da corrida, o nitro não queimado acumula-se nos cilindros afectados e depois explode com força suficiente para soprar as cabeças dos cilindros do bloco em pedaços ou dividir o bloco ao meio.
Para ultrapassar 300 mph em 4,5 segundos, os arrastadores devem acelerar uma média de mais de 4G's. Para atingir 200 mph bem antes da meia pista, a aceleração de lançamento aproxima-se de 8G's.
Dragsters alcançam mais de 300 milhas por hora antes de ter completado a leitura desta frase.
Motores de combustível de topo fazem aproximadamente 540 rotações de luz em luz!
Incluindo a queima, o motor só deve sobreviver a 900 rotações sob carga.
A linha vermelha é na verdade bastante alta a 9.500 rpm.
Partindo do princípio que todo o equipamento está pago, a tripulação trabalhou de graça, e por uma vez NOTHING BLOWS UP, cada corrida custa uma estimativa de $1.000,00 por segundo.
O actual recorde de tempo decorrido de combustível de topo é de 4.428 segundos para o quarto de milha (11/12/06, Tony Schumacher, em Pomona , CA ).
O recorde de velocidade máxima é de 336,15 mph medidos nos últimos 66' da corrida (25/05/05/05 Tony Schumacher, em Hebron , OH ).
==============================================================
P>Pôr tudo isto em perspectiva:
Você está dirigindo a média de $140.000 Lingenfelter ' twin-turbo' powered Corvette Z06!
Acima de uma milha da estrada, um arrasto de combustível de topo é encenado e pronto para lançar um quarto de milha à medida que você passa.
Você tem a vantagem de um começo voador.
Você corre o 'Vette com força através das engrenagens e explode através da linha de partida e passa o arrasto a uma honesta 200 mph. O 'tree' fica verde para ambos naquele instante.
O dragster é lançado e começa depois de você. Você mantém o pé no chão com força, mas você ouve um choramingar incrivelmente brutal que agarra seus tímpanos; e em 3 segundos, o dragster pega e passa por você.
Ele bate em você até a linha de chegada, a um quarto de milha de distância de onde você acabou de passar por ele.
Pensa nisso, desde uma partida de pé, o dragster tinha-te visto a 200 mph e não só te apanhou, como quase te tirou da estrada quando ele passou por ti dentro de um mero percurso de corrida de 1.320 pés.
... e isso, meu amigo, é ACELERAÇÃO!