Nos E.U.A., até que ponto acima e abaixo da minha terra é legalmente minha propriedade?
Alguns estados e municípios têm uma restrição legal quanto ao TÍTULO real da sua propriedade no sentido 3-D. Se existir, tem de constar na escritura, juntamente com a autoridade legal que a impõe. Por exemplo, na cidade de Nova Iorque, como em muitas cidades bastante concorridas, é provável que você NÃO tenha título abaixo de 20 pés da superfície do solo para uma residência privada unifamiliar ou duplex. Isto é para permitir que a quantidade considerável de utilidades funcione abaixo, juntamente com o extenso sistema de metrô e corredores de serviço. Uma busca rápida não revelou um caso de condenação geral dos proprietários de imóveis abaixo da superfície de NYC. Estruturas mais extensas, como o recentemente concluído One World Trade Center, que obviamente vai bem abaixo dos vinte pés, têm direitos de propriedade até onde é necessário, mas geralmente não 'até o núcleo da Terra'.One World Trade Center - Wikipedia
As para 'acima', como outros apontam, já que é a atmosfera, você não 'possui' realmente...pelo menos o ar é TRULHAMENTE 'livre'! No entanto, você tem o direito à privacidade e ao gozo pacífico da sua propriedade, especialmente para uma residência. Certamente alguém não pode simplesmente flutuar um balão e amarrá-lo acima da sua propriedade com a cesta ou gôndola a apenas 100 pés do chão. A FAA impôs uma altitude mínima geral de 500 pés para aviões e por vezes 1000 pés para áreas com estruturas bastante altas, tendo o Departamento de Segurança Interna imposto restrições adicionais para edifícios ainda mais altos, e para propriedades privadas que pela sua natureza têm preocupações de segurança nacional. Por exemplo, desde que "The Donald" foi eleito POTUS (yay!), Trump Tower, que é detido por pelo menos UMA das suas empresas holding (os detalhes do título não me são familiares), tornou-se uma área 'no-fly'...não queremos lançadores NY Yankee, a tentarem a solo, a baterem com os seus aviões na casa privada do Presidente, pois não?
2006 acidente de avião em Nova Iorque - Wikipedia
Obviamente, as preocupações com a aviação e a segurança em terra são a principal preocupação, mas é geralmente aceite que as aeronaves de baixo voo podem e muitas vezes invadem a privacidade esperada no que diz respeito ao gozo da propriedade. E isto não diz respeito a simplesmente voar directamente SOBRE a sua propriedade. Existem leis que protegem a privacidade das pessoas contra paparazzi, senão teríamos celebridades continuamente perseguidas por alguém que contrata um helicóptero e paira perto da casa de alguém ou "assombra" frequente, com o óbvio aborrecimento que isso resultaria. Mas mesmo isso não é absoluto. Há alguns anos atrás, houve um esforço privado para fotografar toda a costa da Califórnia, desde a fronteira do Oregon em Brookings até ao Otay Mesa, deixando de fora, é claro, Vandenburg e alguns de Camp Pendelton. No entanto, uma certa residente de Malibu, uma tal Barbara Streisand, ao ver que a área onde a sua casa à beira-mar foi fotografada (você podia ver a sua casa se soubesse onde procurar), processou o Projecto da Costa da Califórnia por invasão de privacidade. O tribunal decidiu contra ela, e o Projeto Costeiro contra processou os honorários advocatícios e ganhou sob a legislação anti-SLAPP (Strategic Lawsuit Against Public Participation) da Califórnia. O tribunal considerou que a natureza do quadro não destacou a casa da Sra. Streisand nem revelou detalhes suficientes de que qualquer pessoa razoável consideraria qualquer invasão de privacidade.
Projeto de Registros Costeiros da Califórnia - Wikipedia
Artigos semelhantes
- Pode o Socialismo/Marxismo/Comunismo trabalhar sem a coerção forçada da propriedade produtiva e a ab-rogação da propriedade privada?
- A e B são dois vetores e theta é o ângulo entre eles. Se |A×B|= abaixo do ponto 3 de (A.B), qual é o valor de theta?
- "Texto ou Arial ou Times New Roman 12 ponto. O que significa '12 ponto'? Significa que o tamanho da fonte é 12?
- Fico escandalosamente zangado com os jogos de vídeo, ao ponto de me bater a mim mesmo. A ponto de me atingir a mim mesma. Porquê?