Por que existem apenas três ou quatro fabricantes de aviões comerciais?
Na verdade há muito mais do que isso quando se leva em conta os construtores de aviões comerciais de passageiros no Japão, China, Rússia, Brasil, Canadá e provavelmente outros que eu esqueci. Além disso, há muitos aviões comerciais que não transportam passageiros com vários fabricantes. Por exemplo, uma das maiores aeronaves comerciais vendidas, que quase ninguém sabe que existe, é o AgCat, que foi originalmente produzido pela Grumman/Schweizer e depois por outros. Então não se deve ignorar os grandes aviões de asa rotativa (helicópteros) em serviço comercial, e existem muitos fabricantes de tais aeronaves.A pergunta que você realmente queria fazer era por que existem apenas três ou quatro fabricantes de grandes jatos de passageiros?
Briefly, desenvolvimento, produção e suporte pós-venda de grandes aeronaves de passageiros é um negócio que requer enormes quantidades de capital e conhecimentos de engenharia, e envolve muito risco. Apenas uma empresa muito grande possui todas estas características. Outros que tentaram, incluindo Convair, Douglas, Lockheed, Bombadier, e outros (muitos no Reino Unido, Alemanha, Holanda e França) desistiram e foram em sua maioria absorvidos pelos sobreviventes. Neste momento, como todos sabem, existem realmente apenas duas dessas empresas, a Boeing e a Airbus. Se algum novo participante irá entrar no campeonato, veremos, mas eu não iria reter a minha respiração.
Artigos semelhantes
- Como definir um lembrete do calendário do Google por mais de quatro semanas? Porque é que isto está restrito a um máximo de quatro semanas
- Qual é o melhor inversor solar para quatro painéis de 250 watts e quatro baterias de 200 Ah?
- Porque é que as equipas de futebol voam em aviões maiores para os seus jogos fora de casa em vez de voarem em aviões de serviço aéreo regulares?
- Os aviões a hélice são mais eficientes do que os aviões a jacto?