Com que frequência é que um telemóvel pica as torres?
O Sr. Rodrigues tem razão, geralmente.
O telefone está inactivo como ele descreve, existe um parâmetro que pode ser definido pela operadora. É basicamente um temporizador de actividade. Nós definimos o nosso, quando eu ainda trabalhava para uma operadora, em 8 horas. Então você liga seu telefone, e ele pula uma vez, para dizer à rede que ele's está ligado, e onde ele está. Com o temporizador de atividade definido em 8 horas, a menos que o telefone se mova para outra célula, faça ou receba uma chamada ou texto, ou inicie uma sessão de dados, nada acontece. Após 8 horas, o telefone voltará a pingar, depois ficará inativo por mais 8 horas.
O objetivo do timer, é não utilizar recursos da rede para um telefone que esteja desligado há mais de 8 horas. Enquanto as 8 horas não tiverem passado, toda vez que uma chamada de texto ou voz for recebida, a rede "pagina" o telefone, numa tentativa de completar a chamada. Se o temporizador expirar e o telefone não voltar a pingar, a rede não se dará ao trabalho de o procurar. Você pode dizer quando você liga para ele.
Se você ligar, e o telefone tocar 2 vezes (novamente, um timer e um protocolo de paging definidos pela operadora. A maioria das operadoras "pagina" duas vezes, antes de rotear para o correio de voz, cerca de 2 toques), depois vai para o correio de voz, provavelmente desligado, mas está desligado há menos de 8 horas. Se tiver sido mais de 8 horas, o chamador não ouve nenhum toque, o ne trabalho sabe que ele não tocou't "pingou" na hora apropriada, 8 horas. Portanto, nenhum recurso da rede é desperdiçado procurando por ele.
Se você receber 4, ou 5 toques antes do voicemail, o telefone está ligado, mas ninguém está respondendo.
Again, não há "padrões" para como esses temporizadores são definidos. Os padrões os tornam disponíveis, e especificam como eles funcionam. Cada operadora tem práticas internas,para como eles são definidos.
A única exceção ao acima, é se seu telefone está em uma borda entre duas "áreas de localização", que novamente são as definidas pela operadora de acordo com suas preferências. Se assim for, todos os telefones são periodicamente revistos, cadastrados periodicamente, procurando ter certeza de que estão's na célula mais forte (o tempo de revistamento também é definido pela operadora). Se esse tempo estiver definido em 5 minutos, digamos, a cada 5 minutos o seu telefone irá digitalizar uma lista de torres, enviada para ele pela rede, para ver se ele ainda está na melhor torre. Se numa varredura, a torre A for mais forte, ela registrará (ping), e o relógio de 8 horas será iniciado. 5 minutos depois, o telefone faz uma nova varredura. Se a torre A ainda for a mais forte, nada acontece. Se por alguma razão (você moveu o telefone, mesmo que ligeiramente) na próxima varredura a torre B é agora mais forte, e B é uma área de localização diferente, ela irá registrar novamente, pingando a torre B, e atualizando sua localização na rede. Agora, se uma chamada chega, a rede sabe que não deve procurar por você na torre A, então não vai desperdiçar recursos de paging, vai paginar na torre B, e qualquer outro sorftware de torre definido como sendo parte da mesma área de localização. Portanto, se o seu telefone estiver a ser "smack dab" entre duas torres, com força de sinal quase igual, o telefone pode "pimg" a cada 5 minutos, ou qualquer que seja o tempo de ressonância definido. Note que enquanto o telefone está escaneando, ele não pode receber chamadas, e é por isso que às vezes você liga para um telefone e ele vai para o correio de voz, mas você tenta um minuto depois ele toca.
Não consigo lembrar o padrão IEEE, um grupo chamado 3GPP desenvolve os padrões.