O Android compete bem contra a Apple?
A sua pergunta é confusa pois você está comparando um sistema operacional (Android) com uma companhia telefônica (Apple).
Apenas para esclarecer, o Apples faz telefones (e outras coisas) e seus telefones utilizam o sistema operacional iOS. O Android é um sistema operacional de código aberto. Isto significa que qualquer pessoa pode usá-lo gratuitamente. Portanto, é muito popular e praticamente todos os outros fabricantes de telefones como Samsung, OnePlus e LG, utilizam o Android em seus telefones.
No primeiro trimestre de 2019, 10,1% dos aparelhos vendidos rodavam iOS (sistema operacional da Apple). Isso é menos 17% do que há apenas alguns anos atrás. Quase 90 dos aparelhos vendidos hoje em dia são aparelhos Android. Portanto, se você estiver comparando sistemas operacionais, claramente o andróide está indo bem. Não é surpreendente, uma vez que o Android é uma plataforma aberta. É por isso que hoje em dia há mais aplicativos para Android do que para iOS. As primeiras gerações de Android eram desajeitadas e pouco confiáveis. Hoje em dia o sistema operacional Android é suave e rico em recursos.
Se você quiser comparar fabricantes de telefones, no entanto, a conversa muda. Apenas a Apple produz seus telefones e há uma miríade de fabricantes que fazem aparelhos que rodam o sistema operacional Android. Isso é bom e ruim para o Android. O ótimo é que se você está procurando por recursos específicos em um telefone, provavelmente há alguém fazendo um telefone Android que combina de perto com o que você está procurando. Por outro lado, como há tantos Androids com formatos e tamanhos diferentes, é difícil fabricar acessórios padrão, como caixas e protetores de tela, porque cada fabricante tem um pedaço menor do mercado e o volume para cada fabricante é menor quando comparado ao da Apple. É por isso que você vê toneladas de acessórios para os telefones Apple e não tantos para, digamos Motorola.