Como é que as palavras cruzadas ajudam a aumentar a sua memória?
Há vários elementos em jogo. Ainda não entendemos totalmente, mas estes são os destaques.Existem muitos tipos de células cerebrais, os neurónios são os únicos de que a maioria das pessoas já ouviu falar e estes são os mais importantes. Começamos com um grande número deles e os substituímos. No entanto, perdemo-las por danos, podas e toxinas muito mais rapidamente do que as substituímos.
O seu corpo conserva o que pode e faz escolhas de triagem com base no que faz. Se você se sentar e assistir TV o dia todo, então seus centros cognitivos são considerados mais dispensáveis do que outros. Então você perde a capacidade cognitiva mais rapidamente do que os outros. Isto acontece através de um processo chamado neuroplasticidade. O que falta é que o cérebro tenta ser útil. Se você joga golfe todos os dias, então as partes do cérebro associadas a jogar golfe ficam mais fortes, mas às custas de outras partes do seu cérebro. Se você assistir TV, o que é muito ruim para o seu cérebro. Isso realmente transforma o teu cérebro em papa. Então o teu cérebro torna-te melhor a ver televisão e menos bom a pensar, matando as células cerebrais envolvidas na recuperação da memória e do pensamento cognitivo e aumentando o número de células envolvidas no entretenimento passivo e sem pensamentos, como ver televisão.
Sudoku, palavras cruzadas e exercícios semelhantes usam centros de pensamento cognitivos, memória e habilidades linguísticas. Embora estes passatempos particulares sejam uma espécie de ensino para os testes. Os testes de habilidades cognitivas medem as mesmas habilidades que esses passatempos usam. Portanto, pode-se ter mais declínio cognitivo do que se mede pelos testes na busca desses passatempos. Existem muitas actividades cognitivas, como a escrita, a audição activa de música, os esforços artísticos, os jogos de estratégia, etc., que têm o mesmo efeito mas fortalecem diferentes áreas cognitivas do cérebro, bem como as áreas de uso geral. No entanto, estas podem não melhorar as funções da memória, uma vez que algumas delas usam a memória com pouca frequência.
Um outro aspecto é o que se chama memória especializada. Pense na memória dos especialistas como ter um rolodex mas um rolodex que se preenche a si mesmo e não apenas com nomes e endereços mas com o que quer que seja que esteja a trabalhar. Por exemplo, se você é um químico, e faz uma experiência química, você pega sua rolodex interna, então a coloca em química e, de repente, a maior parte do que você sabe sobre química está na ponta dos seus dedos. Depois, quando o passar para o modo de póquer, tudo o que precisa de saber sobre como jogar póquer está na ponta dos seus dedos. A maioria das pessoas nunca desenvolvem memória de especialista até esse ponto, pois nunca se tornam especialistas em algo. Contudo criam uma versão mais pequena, talvez uma planificadora em vez de uma rolodex onde têm de virar um pouco mas podem encontrar coisas muito mais rapidamente do que alguém que procura através de notas dispersas sobre a sala.
Quando você desenvolve uma habilidade você afina a sua memória de expert, e uma vez desenvolvida você pode usar esse mesmo sistema para outras habilidades.
Artigos semelhantes
- As palavras cruzadas ajudam realmente a melhorar a memória, especialmente para os idosos?
- Quais são os benefícios de resolver palavras cruzadas crípticas em jornais como O Hindu? De que forma eles nos ajudam mental e fisicamente?
- Qual é a sua experiência no uso de palavras cruzadas como auxílio didático?
- Como jogos mentais como o Sudoku e/ou palavras cruzadas podem ajudar os idosos a manter suas habilidades cognitivas mais nítidas?