Qual é a diferença entre ISO e F-stop em uma câmera?
ISO, abertura (f-stop) e velocidade do obturador são os vértices do triângulo de exposição. Estas são as variáveis que determinam como a sua fotografia é exposta.
A abertura regula a luz variando o tamanho do orifício através do qual a luz passa, e o ISO regula a sensibilidade à luz do sensor (ou filme). A velocidade do obturador determina quanto tempo o sensor (ou película) é exposto à luz.
Existem variações físicas em cada um dos controles para a luz. A abertura dita quanta ou pouca profundidade de campo uma imagem terá (quão profundo o foco se estende na frente e atrás do plano focal).
ISO dita quão rapidamente a exposição pode ser captada. Uma ISO muito alta implica em alta sensibilidade, enquanto uma ISO baixa implica em baixa sensibilidade. O sensor (ou filme) tem que ser exposto à luz por um período mais curto quando se usa um ISO alto.
Todos os três fatores de exposição trabalham em conjunto. Então uma ISO mais alta pode significar uma abertura menor e uma velocidade de obturação mais rápida para produzir uma foto que tenha foco profundo, borrão de movimento baixo e grão alto.
É útil determinar antes de tirar uma foto, quais características são aceitáveis.
Por exemplo, para um retrato de uma pessoa; você pode preferir ter uma baixa profundidade de campo para enfatizar a pessoa, mas às custas de embaçar as coisas no primeiro plano e no fundo. Você usaria uma abertura larga (número f-stop menor). Você também pode querer um grão muito baixo, então você tem uma aparência suave, então você usaria um ISO baixo. Você também não vai querer borrão, então uma velocidade de obturação rápida.
Por outro lado, para uma foto de paisagem; você pode querer ter uma profundidade de campo muito profunda, então vai precisar de uma abertura pequena (número f-stop alto), e também menos grão para ver mais detalhes, então um ISO baixo. Para ter a quantidade de luz necessária para a exposição que você quer, você terá que compensar com uma maior duração da exposição, daí uma velocidade lenta do obturador.
As variáveis são extensas e demasiadas para serem discutidas aqui. Mas o tl'dr é que a ISO afeta a sensibilidade do sensor e pode ser caracterizada pela aparência física do grão na foto. E a abertura define o tamanho da abertura pela qual a luz passa e pode ser caracterizada pela profundidade da nitidez na frente e atrás do plano de foco.
Artigos semelhantes
- O que acontece se eu ajustar minha câmera para 3200 ISO ao usar o filme 400 ISO?
- Qual é a diferença entre uma câmera DSLR e uma câmera móvel e apontar para a câmera?
- O que é ISO na fotografia, e porque é que o ISO importa?
- O que faz a ISO 100, 200, 400, etc. em câmaras e fotografia e porque se chama ISO e não RFC, IETF, IEEE, ANSI ou Unicode?
- Qual é a diferença entre uma câmera VGA e uma câmera de 1,3 megapixel?