Como explicar ISO em câmeras digitais
ISO é um dos conceitos mais importantes em fotografia. Seja na luz forte do dia ou na luz fraca dos interiores, a visão humana percebe tons relativos de luz e cor. ISO relaciona a quantidade de luz gravada por uma câmera com os tons relativos de luz e cor da visão humana.
P>Comecemos com uma explicação. A visão humana é notavelmente bem adaptada às mudanças nos níveis de luz que encontramos no dia-a-dia. O incidente de luz num dia de sol brilhante, por exemplo, aproxima-se dos 100.000 lux (sendo o lux uma unidade de intensidade de luz em lúmens por metro quadrado). A iluminação típica do escritório é de 400 lux e os espaços residenciais podem ser de 50 lux.
Pense nisso por um momento. A iluminação exterior pode ser 1000 vezes maior do que a interior, no entanto, movemo-nos entre eles sem quase nem pensar! O seu cão aparece o mesmo quase sem se preocupar com a quantidade de luz presente. O sistema visual humano simplesmente interpreta a cena como um conjunto de cores e valores tonais, independentemente dos níveis absolutos de luz.
A sua câmera não é tão inteligente. Ela mede os níveis absolutos de luz. Cabe a você, o fotógrafo, dizer à câmera como processar essa luz para produzir tons na imagem final. Ajustar a ISO diz à câmera que você está fotografando um cachorro branco na tempestade de neve ao invés de um cachorro preto em uma mina de carvão.
A fórmula real para especificar é bem simples. O fabricante da câmara mede o produto da intensidade da luz e tempo de exposição na superfície do sensor da câmara (seja filme, digital, ou outra coisa) necessário para produzir um tom de cinzento médio na imagem final. Esse número é denotado H e medido em segundos lux. A ISO correspondente é
ISO = 10/H
É isso mesmo. Se for necessária menos exposição para produzir um tom de cinza médio, então o ISO é mais alto. Se for necessária mais exposição então o ISO é menor.
Ao ajustar a configuração ISO, você está instruindo sua câmera sobre como processar a exposição (a luz capturada pelo sensor) para produzir a imagem desejada. Isto permite-lhe adaptar a sua câmara a diferentes condições de iluminação.
ISO é um conceito fotográfico simples e elegante que descreve a relação entre a visão humana, que vê os valores tonais como valores de iluminação relativos, e a visão da câmara que mede os níveis de luz absolutos. O facto do seu olho ser sensível a tons relativos em vez de absolutos é a fonte de muitas ilusões ópticas, como esta
>p>Há muito mais que se pode dizer sobre como os fabricantes fazem isto, e como a ISO é determinada e testada (ver ISO Sensibilidade e Índice de Exposição, por exemplo).