Porque não estão ancorados na popa dos navios de guerra?
Como contramestre, um dos meus principais trabalhos é supervisionar o ataque terrestre a navios de guerra da USN. Eu soltei pequenas âncoras como as de Destroyers e as maiores como as de CVN's.Há alguns navios de guerra que têm âncoras de popa. Os LSTs, ou Landing Ship Tank, ainda estão em uso por algumas marinhas. Os LSTs utilizam âncoras de popa 'funcionalmente'. Os LSTs realmente pousam em praias apropriadas na proa. Em seguida, abrem a proa como um clamshell e baixam uma rampa para descarregar os veículos diretamente na praia. Antes de chegarem à praia, no entanto, largam a sua âncora de popa. O gancho de popa permitirá que o LST se mantenha 'perpendicular' à praia, para evitar que se aproximem da mesma. O gancho de popa também permitirá que o LST se arranque da praia para poder voltar a subir.
Em outras aplicações as âncoras de popa nos navios de guerra são na sua maioria inúteis e por isso quase nenhum navio de guerra as tem. Veja quando você ancora em um navio grande normalmente o faria em um 'ancoradouro' dedicado ou durante uma emergência em um canal ou via navegável similar. Os navios de guerra ancorarão com sua proa na corrente, isto proporcionará estabilidade. Mesmo que a corrente mude, só o pode fazer ligeiramente devido à natureza mãe.
alguns navios costumavam ter âncoras de popa para atracar a bóias, ao lado de outros navios em locais mal preparados. Um navio atracava a uma bóia especial na sua proa, passando a corrente de uma das suas âncoras de proa e fixando-a, depois largando a sua âncora de popa. Isto transformou esse navio num cais para outros navios atracarem lado a lado (de popa). Isto é antiquado nos dias de hoje.