Qual teria sido a vantagem de fazer pneus de carro com Kevlar?
A tenacidade do Kevlar eu o usei em uma camada de fibra de vidro e cortá-lo com ferramentas convencionais transforma uma lâmina de serra em um pedaço liso de aço, ferramentas de corte especiais são necessárias para que sua resistência ao furo em um pneu seja muito boa.
Pirelli F1™ Pneus
Este ano F1™ Grande Prêmio Britânico em Silverstone criou sérias preocupações com relação à construção e adequação dos pneus fornecidos pelo fabricante global Pirelli de equipes de corrida e pilotos.
Seguindo cinco sucessivos rebentamentos de pneus traseiros esquerdos ao longo do fim-de-semana de corrida, a Pirelli passou por um sério escrutínio com os pilotos, ameaçando mesmo com um boicote ao então próximo Grande Prémio Alemão.
Sem uma indicação clara ou específica dos pneus falharem realmente, parecia que uma série de factores contribuía para a eventual desclassificação total do mesmo pneu em cada carro.
Carga excessiva e danos repetidos causados por um bloco de lancil elevado parecem ter sido os principais problemas.
Em resposta, a Pirelli rapidamente alterou a construção dos pneus de aço cintado para Kevlar mesmo a tempo para a próxima corrida. Sem mais incidentes - isso certamente parece ter corrigido o problema, bem como aliviado os medos de segurança dos pilotos de 200 km/h.
Então qual é a diferença?
Kevlar vs Steel Tyres
Kevlar foi criado um pouco por acidente em 1964 por um químico da Polymer. Em antecipação a uma escassez de petróleo, uma equipa procurava uma nova fibra leve de alta resistência para utilizar na construção de pneus quando encontrou uma fibra nova e aparentemente inquebrável.
> O primeiro uso comercial da agora amplamente conhecida fibra sintética foi na realidade para pneus de corrida durante os anos 70.
Com propriedades como a resistência à tracção correspondente à do aço, o Kevlar é a alternativa ideal onde o peso tem uma influência no desempenho do produto. Na verdade, é cinco vezes mais forte do que o aço com base no mesmo peso!
Para F1™, a Pirelli foi instruída a fornecer pneus que aumentam ainda mais o valor de entretenimento do esporte para o espectador - sem comprometer a segurança. A construção de pneus com cintas de aço, após a primeira metade da temporada e certamente desde Silverstone, já estava prevista a mudança para Kevlar, mas isto foi antecipado de acordo.
Kevlar em pneus de automóveis de passageiros
Apesar da óbvia diferença de qualidade da fibra de polímero, o Kevlar não é usado como um substituto para o aço em pneus de automóveis de passageiros produzidos em massa. O custo de produção é consideravelmente superior e tornaria o custo do produto final proibitivo para o consumidor.
Artigos semelhantes
- Quando devo usar "tem sido", "tem sido" e "tinha sido"?
- Será que um exército medieval cujos arqueiros estavam armados com arcos compostos modernos teria tido uma vantagem significativa?
- Como é que um velocímetro/odómetro de carro compensa o desgaste dos pneus?
- Quão eficaz teria sido uma arma no universo Harry Potter?