Qual é a tecnologia por detrás do CRT LED e do LCD?
O CRT (Cathode Ray Tube) é provavelmente a última e mais duradoura peça de tecnologia de válvula/tubo que permaneceu em uso público. Ele se baseia em um filamento aquecedor (chamado de canhão de elétrons) que pulveriza elétrons em uma câmara evacuada.Várias bobinas e placas eletrostáticas são usadas para focalizar esses elétrons em um único feixe que depois varre (olhando para o lado da imagem da tela) da esquerda para a direita, de cima para baixo. O interior da tela é revestido com um fósforo que brilha quando atingido pelos elétrons. A varredura é contínua, e a regulação da intensidade do feixe de elétrons cria áreas claras e escuras resultando em uma imagem perceptível.
A minha descrição acima é para monocromático. Este vídeo demonstra a cor, que requer uma "máscara de sombra" para manter as cores separadas.
Todas as junções PN de silício emitem alguma forma de luz ao conduzir. Os LEDs são especialmente dopados para produzir as cores disponíveis no mercado. Os LEDs são muito difíceis de produzir pequenos o suficiente para reproduzir minúsculos pixels. Eles substituíram o plasma em "Jumbotrons", por exemplo, grandes telas em edifícios ou em campos esportivos.
Quando você ouve falar de TVs LEDs, eles são na verdade LCD usando LEDs como fonte de luz de fundo.
Uma tela LCD é polarizada. Ao aplicar tensões variáveis a cada subpixel, os cristais líquidos dentro dele se torcem para uma nova polarização, que é como o brilho de um subpixel é determinado. Na frente de cada subpixel está um filtro Vermelho, Verde ou Azul para que todos os três subpixels trabalhando juntos formem um pixel endereçável ao computador.
Anteriormente, as telas de LCD usavam tubos fluorescentes finos em uma ou mais bordas para criar a luz de fundo. Agora que os LEDs brancos brilhantes são mais facilmente produzidos, os tubos fluorescentes foram substituídos por LEDs que podem estar dispostos ao longo de uma ou mais bordas da tela ou, como está se tornando mais comum, dispostos de forma plana atrás do painel do filtro, dando retroiluminação "verdadeira". Estas telas são muito mais brilhantes do que as telas iluminadas pelas bordas.
A tecnologia OLED (Organic Light Emitting Devices) pode ser produzida em tamanhos muito menores com muito melhor consistência. Estes são directamente conduzidos em cada uma das cores Vermelho, Verde e Azul, para gerar a luz que se mistura para criar a cor de cada pixel. Embora a LG tenha sido a primeira a obter TVs OLED no mercado, a tecnologia ainda não está madura e as telas LCD iluminadas por LEDs ainda mantêm a liderança em custo inicial e expectativa de vida útil.