Quais são as três maneiras pelas quais as bactérias obtêm alimentos?
Responda:
Fotossíntese, quimiossíntese e simbiose
Explicação:
-
A primeira maneira bactérias pode obter comida é via fotossíntese. Como as plantas, muitas bactérias contêm cloroplastos ou pigmentos verde-azulados, o que significa que eles podem fotossintetizar e, assim, criar seus próprios alimentos absorvendo a luz solar. Como essas bactérias podem criar sua própria energia, são classificadas como autotróficas.
-
A segunda maneira pela qual as bactérias podem obter alimentos é através quimiossíntese, dos quais existem dois tipos: quimiossíntese autotrófica e quimiossíntese heterotrófica.
Os autotróficos quimotrópicos são bactérias que ganham energia quebrando moléculas inorgânicas e compostos químicos em seu ambiente, como sulfetos ou amônia, e são importantes para o ciclo do nitrogênio no ecossistema.
Heterotróficos quimiotróficos, ou decompositores, são bactérias que ganham energia ao decompor substâncias orgânicas. Isso inclui resíduos, matéria orgânica morta e outros compostos orgânicos. Essas bactérias são vitais para garantir que certos elementos e minerais circulem pelo ecossistema para que a vida possa continuar.
- A terceira maneira pela qual as bactérias podem obter alimentos é através simbiose , dos quais existem três tipos: Mutualismo, Comensalismo e Parasitismo.
Mutualismo é quando dois espécies existe em um relacionamento que é benéfico para ambos. Um exemplo disso é a relação entre humanos e bactérias intestinais. As bactérias intestinais garantem que somos capazes de digerir alimentos com eficiência e, em troca, recebem uma constante de material com o qual podem ingerir.
Comensalismo é quando duas espécies existem em um relacionamento em que uma espécie se beneficia e a outra espécie não é afetada. Um exemplo disso é a relação entre humanos e bactérias da pele. Essas bactérias comem em nossas células mortas da pele e nos óleos da pele, obtendo energia, enquanto não somos afetados.
http://www.encyclopedia.com/science/news-wires-white-papers-and-books/human-commensal-and-mutual-organisms
Parasitismo é quando duas espécies existem em um relacionamento em que uma espécie se beneficia às custas da outra espécie. Um exemplo disso é a relação entre cólera e humanos. A cólera infecta os seres humanos e começa a se reproduzir, usando-nos como hospedeiro, enquanto os humanos desenvolvem diarréia, vômito e potencial morte se não forem tratados.
http://sciencing.com/types-bacteria-parasites-8470244.html
https://www.ck12.org/book/CK-12-Life-Science-Concepts-For-Middle-School/section/5.2/