Quantos elétrons podem ter o número quântico definido n = 3 e ml = -2?
Responda:
Dois elétrons.
Explicação:
Como você sabe, quatro Números quânticos são usados para descrever a posição e o spin de um elétron que faz parte de um determinado átomo, com cada elétron sendo descrito por um conjunto único of Números quânticos.
No seu caso, o problema fornece os valores da variável Número quântico principal, #n#e do número quântico magnético, #m_l#.
Mais especificamente, o problema fornece a você nível de energia em que o elétron reside, e o orbital específico em que está localizado.
Seu trabalho agora será determinar quantas subcamada pode segurar esse orbital específico.
Observe que o valor do número quântico magnético depende do valor da número quântico do momento angular, #l#, aquele que descreve o subshell no qual você pode encontrar o elétron.
Para ter #m_l = -2#, você precisa ter #l>=2#, Desde #m_l# aceita valores que variam de #-l# para #l#.
Desde que você precisa ter #0 < l < n#, segue-se que o único valor possível que você pode ter para #l# será
#l = 2 -># the d-subshell
Como cada orbital pode conter no máximo dois elétrons, o número de elétrons que podem compartilhar os dois números quânticos #n=3# e #m_l = -2# será igual a #2#, cada um com rotação oposta.
#n = 3, l=2, m_l = -2, m_s = -1/2#
Este conjunto descreve um elétron localizado no terceiro nível de energia, no sub-invólucro 3d, no #3d_(z^2)# orbital e tendo rotação para baixo.
#n = 3, l = 2, m_l = -2, m_s = +1/2#
Este conjunto descreve um elétron localizado no terceiro nível de energia, no sub-invólucro 3d, no #3d_(z^2)# orbital e tendo rotação.