Como podemos saber que elemento é mais eletronegativo que outro? Nunca encontrei nenhuma fórmula ou truque para isso, exceto aprender pela prática. Por favor, diga se você conhece algum.
Responda:
Eletro-negatividade AUMENTA ao longo de um período, da esquerda para a direita quando enfrentamos a tabela ...........
Explicação:
E excluindo o #"Noble Gases"#, electronegatvity AUMENTA durante o período da esquerda para a direita, mas diminui o grupo.
Por que deveria ser assim? Eletro-negatividade tende a ser uma função da carga NUCLEAR (e, portanto, depende da #Z#, o número atômico) e ESCUDO por outros elétrons. Estes trabalham em oposição. Invólucros eletrônicos incompletos tendem a proteger a carga nuclear MUITO ineficaz. E, assim, ao longo de um período (da direita para a esquerda, quando estamos de frente para a mesa), #"fluorine"# é mais eletronegativo do que #"oxygen"#, que é mais eletronegativo do que #"nitrogen"#, que é mais eletronegativo do que #"carbon"#, que é mais eletronegativo do que #"boron"#. Você pode ver a tendência periódica?
Em um grupo, o #"nucular charge"# é protegido por conchas internas fechadas que estão completas. Os elétrons de valência também são mais afastados do núcleo nuclear e, portanto, mesmo que a carga nuclear tenha aumentado, a atração pelos elétrons de valência deve ser DIMINUÍDA, e isso é manifestado pela conhecida redução nas entalpias de ionização à medida que desciamos. um grupo, uma coluna da tabela periódica. E assim no grupo, #"electronegativity"# DIMINUI.
Então, vamos dar uma olhada na Escala de Pauling e examinar as eletronegatividades:
Essa representação é basicamente consistente com o que eu argumentei? O elemento mais eletronegativo deve, portanto, ser o flúor, e de fato é. Por outro lado, os MENOS elementos eletronegativos devem ser os metais alcalinos e alcalino-terrosos. Isso é verdade?
Essa é uma das tendências mais importantes que um estudante de química pode aprender. Se você não estiver satisfeito com esta resposta ou buscar esclarecimentos, expresse sua objeção e alguém resolverá o problema.
E assim, no seu exemplo, por #C-=O#e também para #O=C=O#, a densidade de elétrons será claramente polarizada em direção ao átomo mais eletronegativo, e podemos representar essa polarização por #""^(+delta)C-=O^(delta+)#e também para #""^(-delta)O=stackrel(delta^+)C=O^(delta-)#,